As dificuldades da aviação europeia, que vivencia uma combinação de alta temporada, aeroportos lotados e falta de profissionais em empresas e aeroportos para dar conta de todo esse contingente, têm levado as empresas aéreas a adotarem soluções criativas. Nesse sentido, a companhia islandesa Icelandair resolveu colocar sua própria equipe de solo a bordo dos voos para Amsterdam.
Dois carregadores de bagagem estarão em todos os voos da Icelandair entre Reykjavik e os Países Baixos esta semana, e na próxima, se necessário, para garantir o manuseio das malas e evitar que elas se acumulem nos aeroportos, como tem ocorrido de maneira recorrente.
Não apenas isso, os membros da tripulação – pilotos e comissários – também estão ajudando a carregar as aeronaves. Todas essas informações foram dadas por um porta-voz da empresa à rede de notícias islandesa RÚV.
“Teremos que ver como isso se desenvolve e se continuaremos, e até talvez para outros destinos”, disse o representante da empresa.
O aeroporto de Amsterdã-Schiphol enfrenta um caos nos pontos de verificação de segurança e nas esteiras de bagagem há semanas, com cerca de 16.000 malas esperando para serem coletadas ou enviadas.
O mesmo cenário tem sido visto em várias outras partes da Europa, com mais ou menos intensidade e especial destaque para o Reino Unido, onde o aeroporto de Londres já pediu para as empresas reduzirem o número de voos e de passageiros.