Aérea espanhola será uma das lançadoras de novo sistema de táxi autônomo de aviões

A companhia aérea espanhola AlbaStar será o cliente de lançamento europeu de um novo produto desenvolvido pela WheelTug e, com isso, será a primeira a implementar a solução de taxiamento baseada em motores elétricos que permitem a movimentação autônoma de aeronaves no solo.

Segundo relata o Aviacionline, a tecnologia consiste na instalação de pequenos motores elétricos nos pneus do trem de pouso dianteiro da aeronave. A energia elétrica é obtida através da unidade de energia auxiliar (APU) da própria aeronave. O sistema é controlado pelos pilotos, que se encarregam de iniciá-lo. Desta forma, o avião pode taxiar enquanto seus dois motores permanecem desligados.

Adicionalmente, e através de um sistema de câmeras e sensores, a equipe técnica tem acesso a uma visão completa para frente, para trás e para o setor inferior da aeronave. Isso reduz a dependência do pessoal da plataforma para tarefas como o push-back.

A solução permite reduzir o impacto acústico das operações terrestres e reduzir o consumo de combustível. Consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera é reduzida.

Conforme relatado por ambas as empresas, o uso de equipamentos WheelTug em toda a frota AlbaStar reduzirá as emissões combinadas de dióxido de carbono e óxidos de nitrogênio “em até um milhão de quilos por ano”.

Como parte do acordo, a WheelTug realizará testes de solo e voo com uma aeronave AlbaStar. O trabalho complementará os já iniciados em 2020, quando um Boeing 737-800 foi utilizado para estudar o sistema no Aeroporto Internacional de Memphis, no Tennessee, nos Estados Unidos. Espera-se que as primeiras aeronaves equipadas com a nova solução entrem em serviço em meados de 2023.

WheelTug Overview from WheelTug on Vimeo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias