Aérea especialista em transporte VIP encomenda 15 Boeing 737 para apostar em novo mercado

Confiante de que o mercado de aviação na Europa será direcionado por grandes oscilações na demanda e de que as empresas aéreas podem não estar totalmente preparadas para essas variações, a operadora lituana KlasJet, especialista em fretamentos, anunciou que vai entrar no mercado de aluguel de aeronaves para transportes comerciais de passageiros.

O objetivo da empresa, especificamente, é ingressar no mercado de wet-lease e ACMI, que são aluguéis de aeronaves com tripulação e suporte operacional, visando atender empresas que precisem de mais aeronaves e equipes de forma temporária.

A aposta é alta, já que a KlasJet prometeu ampliar a frota com mais 15 Boeing 737 NG até o final de 2023, com cinco chegando até o final deste ano. Esses números indicam que a empresa vai triplicar sua frota, que atualmente possui seis Boeing 737 Classic e um CRJ-200.

“Depois da Covid, credores, acionistas e governos das companhias aéreas estão buscando mais eficiência das operadoras. Historicamente, as companhias aéreas geraram uma média de 1,57% de lucro ao ano nos últimos 19 anos, então não há muitas oportunidades para aumentar a eficiência”, explicou Rita Domkute, CEO da KlasJet, no comunicado.

“Vemos uma enorme demanda por leasing de aeronaves com tripulação, manutenção e seguro incluídos. […] Queremos fazer parte desse crescimento contínuo”, disse ela, apontando para estimativas de que o mercado de ACMI foi estimado em cerca de US$ 4,2 bilhões em 2021 e deve atingir mais de US$ 8,8 bilhões em 2030, representando uma taxa de crescimento anual de 8,5%.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias