A companhia aérea letã airBaltic anunciou que concordou em alugar uma aeronave Boeing 737-900ER da Ukraine International Airlines. A aeronave e sua tripulação realizarão voos dentro da rede da airBaltic a partir de 1º de maio de 2022. Curiosamente, a airBaltic tem apenas jatos Airbus na frota, totalizando 34 unidades do A220.
Martin Gauss, CEO da airBaltic: “A Ukraine International Airlines tem sido um parceiro confiável de longo prazo da airBaltic. Agora é um momento muito desafiador para o povo ucraniano e sua companhia aérea nacional. Ao arrendar temporariamente sua aeronave, também estamos fornecendo trabalho aos funcionários da Ukraine International Airlines”.
Sergey Fomenko VP da Ukraine International Airlines disse: “Gostaríamos de agradecer ao nosso excelente parceiro e amigo airBaltic por selecionar a Ukraine International Airlines como fornecedora de capacidade em uma base ACMI para sua rede. Especialmente agora, quando a nossa empresa temporariamente não pode operar voos de e para a Ucrânia, esse ato de cooperação internacional é muito simbólico e importante. A empresa, como transportadora certificada pela IOSA, está pronta para oferecer um serviço de alta qualidade nas rotas da airBaltic”.
A airBaltic optou por fazer leasing adicional de aeronaves a curto prazo devido ao impacto causado pelos problemas da cadeia de suprimentos global. Tal decisão permite que a empresa garanta sua programação de voos planejada. Ela, no entanto, poderia buscar outro Airbus, mas sua intenção foi ajudar a empresa aérea ucraniana, numa atitude memorável.
A airBaltic oferece a melhor conectividade de e para Riga, Tallinn, Vilnius e Tampere, conectando-os aos principais centros de negócios e centros de trânsito europeus. Além disso, a airBaltic oferece uma grande variedade de destinos de lazer de Riga, Letônia. A programação completa de voos está disponível no site da empresa.