Início Mercado

Aérea questiona passageiros se eles estão dispostos a levar seus próprios talheres para comer a bordo

Tal como muitas companhias aéreas, a empresa de Hong Kong, Cathay Pacific, está numa missão para tentar tornar o seu negócio mais sustentável. Grande parte do foco está na implementação de combustíveis sustentáveis para a aviação em uma tentativa de reduzir CO2, mas há muitas outras iniciativas em curso e algumas das quais se mostram criativas.

Em uma ação recente, a empresa enviou uma pesquisa destinada a passageiros frequentes, buscando feedback sobre as iniciativas que os clientes que viajam na classe executiva estariam dispostos a participar para tornar a Cathay Pacific mais sustentável.

Algumas destas questões são bastante “normais”, como perguntando se os clientes estariam dispostos a devolver garrafas de água de plástico vazias à tripulação de cabine para que possam ser recicladas ou mesmo depositar a garrafa numa embalagem de reciclagem à medida que desembarcam.

Outra pergunta mostra como os clientes estariam dispostos a viajar com a sua própria garrafa de água reutilizável, enquanto uma quarta pergunta questiona se os clientes estariam felizes em levar consigo seus próprios talheres.

Isso é, é claro, apenas uma pesquisa de consumo, e não há sugestão de que Cathay Pacific está prestes a remover a cutelaria dos seus voos, embora mostre as iniciativas extremas de sustentabilidade que a companhia aérea está investigando ativamente.

Hoje, a companhia já está em processo de eliminação gradual de copos de plástico de uso único, substituindo talheres de plástico na classe econômica por talheres de metal leves e cobertores de plástico biodegradável. Além disso, também está tentando reduzir o desperdício alimentar, incluindo o incentivo aos passageiros para que façam uma pré-marcação das refeições escolhidas antes do seu voo.

As medidas (e as pesquisas) são válidas num momento em que o mundo passa por uma transformação no sentido de transformar o setor aéreo em algo mais sustentável. A princípio, muitas ideias vão parecer estranhas, mas, com o tempo, vão fazer parte dos hábitos dos viajantes.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile