Aérea russa Aeroflot é suspensa da aliança Skyteam

Airbus A330 da Aeroflot

A Aeroflot teve sua participação na aliança de companhias aéreas SkyTeam suspensa nesta quarta-feira (27), devido à invasão da Ucrânia pela Rússia. A Aeroflot é membro da SkyTeam desde 2006.

A Skyteam foi a última grande aliança de companhias aéreas a ser criada na virada do milênio. Seus membros fundadores foram Aeromexico, Air France, Delta Air Lines e Korean Air. A Delta já havia cancelado seus acordos de codeshare com a Aeroflot em fevereiro.

Em um comunicado à imprensa, a aliança disse: “A SkyTeam e a Aeroflot concordaram em suspender temporariamente a associação à SkyTeam da companhia aérea. Estamos trabalhando para limitar o impacto para os clientes e informaremos os afetados por quaisquer alterações nos benefícios e serviços da SkyTeam”.

Um anúncio semelhante foi feito no início deste mês pela S7 Airlines, também da Rússia, e pela Oneworld, conforme informado pelo AEROIN. A companhia aérea suspendeu o seu acordo de compartilhamento de voos, benefícios para passageiros e outros tratados com a aliança.

Na ocasião, a Oneworld comentou que não espera que a decisão tenha muito impacto sobre os passageiros, já que os aviões russos estão proibidos de voar para muitos destinos internacionais onde os membros da aliança estão baseados.

A União Europeia e o Reino Unido alegam que as companhias aéreas russas representam um risco de segurança por causa das sanções ocidentais sobre peças de aeronaves e colocaram a Aeroflot e a S7 Airlines em uma “Lista de Segurança Aérea” de companhias aéreas proibidas de voar no seu espaço aéreo.  

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias