Sanções americanas forçam a russa AirBridgeCargo a suspender todos os seus voos

A empresa aérea AirBridgeCargo Airlines e a empresa-irmã Atran emitiram um comunicado informando que foram forçadas a suspender todos os voos, inclusive domésticos, devido a sanções ocidentais contra a Rússia. Ambas as empresas têm como controlador o Volga Dnepr Group.

A frota da AirBridgeCargo é composta inteiramente por Boeings, sendo 13 Boeing 747-8F, 4 Boeing 747-400F e um Boeing 777F. A grande maioria dos aviões está parada desde o início de março.

A revista de comércio The LoadStar informou no início desta semana que há muita frustração entre os funcionários da AirBridgeCargo sobre as sanções. Os funcionários acham injusto que a empresa esteja sendo punida com tanta severidade, porque é uma empresa privada que não tem nada a ver com o governo russo.

Fontes dentro da transportadora de carga dizem que é improvável que as sanções ocidentais sejam suspensas em breve, mesmo que a guerra na Ucrânia chegue ao fim. Há, portanto, agora uma ameaça de demissões em massa na AirBridgeCargo e Atran e sua sobrevivência está em jogo.

A Volga Dnepr Airlines, que também pertence ao Grupo Volga Dnepr, pode continuar a voar, porque, ao contrário da AirBridgeCargo e da Atran, não possui aeronaves ocidentais. A frota consiste inteiramente de Ilyushins e Antonovs, embora alguns deles estejam impedidos de voar terem ficado presos em países europeus e da América do Norte após o início de vigência das sanções.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias