Início Variedades

Aérea se pronuncia sobre caso de briga entre pilotos antes de decolar: “fizeram o certo”

Brigas entre passageiros a bordo de aeronaves comerciais, embora lamentáveis, são comuns e podem envolver os mais diferentes motivos. Um desentendimento entre os pilotos do voo, no entanto, é algo raro de virar notícia. Ainda assim, uma situação destas aconteceu e foi registrada antes da decolagem de um avião da Alaska Airlines no dia 18 de julho.

Na ocasião, a aeronave já estava taxiando para decolagem, quando um desentendimento entre os dois pilotos levou ao retorno do jato até a ponte de embarque, seguido pela cena, gravada por uma testemunha, do comandante abandonando a aeronave. O caso repercutiu, mas, do ponto de vista da segurança de voo, a decisão dos dois foi considerada a mais acertada.

O assunto foi reportado pelo AEROIN em uma matéria anterior, mas agora a companhia aérea emitiu um parecer sobre o caso, assim como informou o desfecho da história para ambos os pilotos envolvidos.

A respeito do assunto, a Alaska Airlines emitiu, nesta semana, a seguinte nota à mídia americana: “Embora esta situação tenha sido lamentável, no interesse da segurança, os pilotos fizeram a coisa certa. Tanto o comandante quanto o primeiro oficial foram avaliados pela administração e foi determinado que eles permaneceram aptos para voar. Pedimos desculpas aos nossos convidados pelo inconveniente que isso causou”.

De fato, pelo bem da segurança de voo, a atitude foi a mais correta a tomar, embora tenha gerado algum dano de imagem à empresa. Discordâncias entre os pilotos já causaram acidentes trágicos antes, de modo que a sintonia entre os tripulantes precisa prevalecer durante toda a etapa operacional para garantir que as melhores decisões serão tomadas em caso de uma situação fora do padrão ou de emergência.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile