A Norse Atlantic Airways operou o primeiro voo direto sem escalas entre a Noruega e a Austrália, em um serviço fretado histórico que cobriu 14.730 km com um tempo de voo de quase 17 horas. Esta marca a primeira vez que um voo direto da Noruega para a Austrália ocorreu.
O voo LAV-993P, operado pelo Boeing 787-9 Dreamliner, registrado sob a matrícula LN-FNB, partiu do Aeroporto de Oslo Gardermoen, às 6h30 do dia 3 de agosto e chegou a Darwin por volta das 6h do dia 4 de agosto, após voar por 16 horas e meia. A companhia aérea não revelou quantos passageiros estavam a bordo.
“Concluir este voo fretado entre a Noruega e Darwin, o primeiro na aviação, é uma prova do nosso comprometimento em entregar consistentemente um serviço excelente aos nossos clientes fretados. O Boeing 787-900 Dreamliner é a aeronave perfeita para voos de ultra longa distância e estamos orgulhosos de demonstrar suas capacidades nesta rota histórica”, disse Mette Birkedahl, Diretora de Fretamento e ACMI Norse Atlantic Airways.
Os Dreamliners da Norse Atlantic têm uma configuração de assentos relativamente densa, com 232 assentos Economy padrão e 56 assentos Premium Economy. Se a aeronave estivesse lotada, não conseguiria voar uma distância tão longa, mas este era um serviço especial de fretamento e devia ter menos passageiros.
O Boeing 787-9 Dreamliner tem um alcance máximo de 15.400 km, embora isso seja limitado pelo número de passageiros e pela quantidade de carga a bordo. No entanto, a aeronave se tornou uma opção robusta para voos de ultralongo curso.
No ano passado, a Norse Atlantic se tornou a primeira companhia aérea a voar com um Boeing 787 Dreamliner para a Antártida, após voar da Cidade do Cabo, na África do Sul, até a Estação de Pesquisa Troll no continente congelado, e recentemente a companhia aérea ajudou uma companhia aérea nigeriana a lançar voos de Lagos para Londres.
A Norse começou a vida como uma companhia aérea de longo curso de baixo custo, que surgiu das cinzas da Norwegian Air. A companhia aérea ainda opera voos de Oslo e Londres Gatwick, bem como Paris, Roma, Berlim e Atenas para vários destinos nos Estados Unidos, juntamente com Bangkok e Cidade do Cabo.
Mas seu negócio de fretamento está se tornando cada vez mais parte da tentativa da Norse Atlantic de obter lucro, e os voos fretados podem representar até 50% dos voos da empresa neste inverno, quando seus voos regulares focados em lazer sofrerão uma queda na demanda.
Com informações da Norse Atlantic
Leia mais: