Um voo inédito bastante interessante está prestes a acontecer, quando a empresa aérea AerCaribe, sediada em Bogotá, na Colômbia, fará a ligação entre a cidade de Letícia, em plena selva colombiana, e Guarulhos.
Trata-se da primeira vez, de que se tem notícia, que a empresa aérea faz um voo para São Paulo. O motivo da operação não está claro, mas pode ter relação com a chegada de um voo humanitário trazendo equipamentos médicos e hospitalares em Guarulhos, na mesma data.
Para quem não conhece, a cidade colombiana de Letícia fica no meio da selva Amazônica e faz fronteira com a cidade de Tabatinga, no Brasil. É uma cidade altamente turística e procurada por colombianos (e estrangeiros) que querem se aproximar do ecossistema da floresta tropical. Assim como acontece com os turistas que visitam Manaus, por exemplo.
Curiosamente, seu aeroporto muitas vezes se torna uma ligação mais viável para atender à cidade brasileira. Há, inclusive, uma espécie de “macete” para cidadãos do norte do Brasil que desejam chegar mais facilmente à Colômbia e ao Caribe, usando Letícia como porto intermediário.
Isso por que de lá partem diversos voos para Bogotá e, da capital, para muitos destinos. Ou seja, ao invés de se deslocar ao sudeste ou a Brasília, quem mora em Manaus pode pegar um voo da Azul até Tabatinga, atravessar a fronteira e então embarcar na vasta rede da Avianca ou da Latam, partindo de Letícia.
Quando acontece o voo especial
Segundo dados levantados pelo portal Aviação Brasil junto à Agência Nacional de Aviação Civil, a empresa aérea colombiana especializada em transporte de carga, operará no próximo sábado, dia 30, esse voo especial ligando Letícia ao Aeroporto Internacional de São Paulo, GRU Airport.
O voo ACL 1166 tem previsão de pouso às 10h45 da manhã em Guarulhos e a decolagem está prevista para o mesmo dia, às 12h45, através do voo ACL 1165.
A AerCaribe possui atualmente uma frota de 3 Boeing 737-400F, a série clássica do famoso avião da Boeing, que ostentam os prefixos HK-5197, HK-5139 e HK-5228. Poucas vezes essas aeronaves foram vistas no Brasil.