Aéreas russas podem retomar voos para Cuba num futuro próximo; mas não ficou claro como

Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Flickr

Várias companhias aéreas russas planejam retomar voos para Cuba em um futuro próximo, informou a Agência Federal de Transporte Aéreo (Rosaviatsia) em comunicado após uma visita de trabalho do ministro do Turismo da República de Cuba, Juan Carlos Garcia Granda, à Federação Russa.

O chefe da Agência Federal de Transporte Aéreo, Alexander Neradko, informou aos parceiros cubanos que, para desenvolver o turismo entre os dois países, várias companhias aéreas russas planejam retomar os voos para Cuba em um futuro próximo“, diz o relatório relatado pela agência estatal TASS.

A reunião com o chefe da Agência Federal de Transporte Aéreo, Alexander Neradko, contou com a presença do Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Cuba junto à Federação Russa, J. Garmendia Pena, bem como de representantes do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, da Agência Federal de Transporte Aéreo e Ministério do Turismo de Cuba.

As partes notaram o alto nível de cooperação entre os países, inclusive no campo da aviação civil e turismo.

“O ministro do Turismo de Cuba, Juan Carlos Garcia Granda, saudou a decisão de retomar os voos e disse que existem todas as condições para as companhias aéreas russas e os turistas em Cuba para uma estadia confortável e segura”, disse a Agência Federal de Transporte Aéreo.

As companhias aéreas russas anunciaram anteriormente a suspensão de voos para o México, República Dominicana e Cuba desde 28 de fevereiro em conexão com a introdução, por vários países europeus, de restrições ao uso de seu espaço aéreo, que tornavam os voos inviáveis por encarecê-los demais ao passageiro russo.

Não ficou claro, porém, como a Rússia fará para tornar esses voos viáveis, haja visto que as sanções persistem e as companhias russas não podem sobrevoar o território europeu.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aviões perdem pedaço da ponta da asa em colisão no solo...

0
No dia 27 de março, um Airbus A320neo da IndiGo colidiu com um Boeing 737 da Air India Express no Aeroporto Internacional Netaji Subhas