Início Indústria Aeronáutica

Aeroclubes suspendem operações após casos de combustível adulterado

Suspensão vem após diversos casos no Brasil com problemas na gasolina de aviação

Dois Aeroclubes no interior de São Paulo decidiram suspender as operações após ocorrências com combustível adulterado em aeronaves da região, que colocariam em risco a segurança de voo.

As decisões do Aeroclube de Rio Claro e do Aeroclube de São José do Rio Preto, dois dos mais tradicionais do interior paulista, vêm após aeronaves da região acabarem com as asas corroídas devido à, supostamente, tem sido abastecidas com combustível adulterado.

Segundo denúncia da Associação de Pilotos e Operadores de Aeronave (AOPA Brasil), existem diversas ocorrências de corrosões agressivas, aparentemente provocadas pelo combustível, que se apresentam em tanques de aeronaves, juntas, mangueiras, seletoras, bicos injetores, drenos e em outras partes e componentes. 

Nós mostramos este caso aqui anteriormente, e inclusive a própria ANAC e ANP emitiram nota sobre o caso, informando que estão investigando as denúncias.

No dia 9, a ANAC emitiu um Boletim de Aeronavegabilidade aos operadores de aeronaves recomendando que, caso exista histórico ou evidência de contaminação, busquem imediatamente uma oficina de manutenção aeronáutica credenciada para uma avaliação mais detalhada. Ao receber esse tipo de caso, as oficinas devem reportar tempestivamente ao Sistema de Dificuldade em Serviço (SDR) da ANAC.

Até o momento não existem dados concretos sobre o que teria ocasionado a corrosão nas aeronaves, já que o combustível vem sendo importado há mais de dois anos sem nenhum problema em larga escala até este mês, quando mais casos começaram a surgir.

Sair da versão mobile