Aeródromo de Feijó, no Acre, recebe primeiro voo aeromédico noturno

Cessna 208B Grand Caravan da Ortiz Aerotaxi – Imagem: Governo do Acre

Por volta das 20h do último domingo (5), um Cessna 208B Grand Caravan da Ortiz Aerotaxi, contratado pelo Estado, aterrissou no aeródromo de Feijó para realizar a transferência de uma criança recém-nascida que necessitava de tratamento fora do domicílio. Esse foi o primeiro voo noturno após as obras no local.

A reforma da unidade, executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), contou com obras de manutenção na pista de pouso e a nova iluminação do aeródromo.

Tivemos o primeiro voo noturno, garantindo transporte para Rio Branco, e essa viagem representa quão significativos são os investimentos realizados pelo Estado nos aeródromos do Acre”, destacou o presidente do Deracre, Petronio Antunes.

O balizamento noturno em Feijó é uma conquista recente para o município, e só foi possível devido aos investimentos do governo do Estado, que possibilitaram a completa recuperação da pista de pouso e iluminação em toda a sua extensão.

O diretor de Portos e Aeroporto do Deracre, Sócrates Guimarães, conta que o Acre tem quatro aeródromos que podem operar tanto de dia quanto de noite – Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Feijó e Xapuri.

Por determinação do governador Gladson Cameli, foram investidos, via Deracre, mais de R$ 16 milhões de recursos próprios do Estado na melhoria da infraestrutura aeroviária do Acre e para atender a população, especialmente dos municípios mais distantes

O balizamento permite o recebimento de voos noturnos, por meio do sistema instalado no local, carregado por energia solar e acionado por controle remoto.

Informações do Governo do Acre

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Air Europa pensa em “Plano B”, caso sua compra pelo IAG...

0
Como se fosse um "Plano B", caso sua compra pelo IAG não seja aprovada, a Air Europa decidiu lançar um ambicioso plano estratégico trienal