
A companhia aérea Aeroitalia já está com seu primeiro jato Embraer E190 pintado em suas cores, expandindo a frota de aeronaves brasileiras.
Focada em voos regionais, a Aeroitalia possui uma frota diversificada, que vai desde turboélices ATR 72 até jatos Airbus A319 e Boeing 737-800. Recentemente, a empresa incorporou a primeira aeronave de uma quarta fabricante: a brasileira Embraer.
O primeiro E175-E1 chegou à companhia em janeiro, já nas cores da aérea italiana, mas operado pela grega Marathon Airlines em regime de wet-leasing, como mostramos aqui. Da mesma forma, foi apresentado ontem (30) o primeiro E190-E1, de maior porte e configurado para transportar 100 passageiros.
Essa aeronave será utilizada na ponte aérea entre Milão e Roma, conectando as duas principais cidades italianas. Um detalhe interessante é que, além de o jato ter sido fabricado no Brasil, ele já operou por vários anos em duas companhias aéreas brasileiras.
O avião, atualmente registrado como SX-PTM, foi fabricado em 2008 e tem o número de série 19000163, sendo originalmente encomendado pela companhia aérea suíça Baboo. No entanto, em 2011, o jato retornou ao Brasil, operando para a TRIP Linhas Aéreas com a matrícula PP-PJJ. Após a compra da TRIP pela Azul, o avião continuou em operação com a mesma matrícula e com uma pintura híbrida das duas empresas até 2016, quando a Azul decidiu retirar de operação os Embraer oriundos da TRIP. A companhia manteve apenas os E190 provenientes da JetBlue e os E195 adquiridos diretamente da Embraer.

Com isso, a aeronave retornou à Europa, passando a voar para a British Airways até ser transferida para a Marathon Airlines em 2023, onde tem realizado diversas operações em nome de outras companhias.