Aerolíneas Argentinas atualiza sobre o projeto para incorporar 10 aeronaves Embraer E2 à frota

ISTAMBUL, IATA AGM – O presidente da Aerolíneas Argentinas, Pablo Ceriani, confirmou que a empresa está avançando no processo de incorporação de novas aeronaves, algumas para substituir modelos mais antigos e outras para adicionar capacidade em mercados importantes.

Em entrevista concedida durante a 79ª Assembleia Geral Anual da IATA, que está ocorrendo em Istambul, Ceriani disse à Aviacionline que a escolha do Airbus A330neo é um fato e que espera lançar um RFP (Request For Proposal) em aproximadamente um mês, com as entregas de quatro aeronaves a serem concretizadas entre 2025 e 2026.

Considerando que vão ser retirados dois A330-200, o plano é ter 12 A330 (entre o A330-200 e o A330neo) que servirão para reforçar a oferta em destinos atuais como Roma, descartando, pelo menos para já, a expansão o raio da rede de longa distância (como Auckland e Sydney, cidades sobre as quais perguntamos especificamente).

“Estamos trabalhando com a Airbus na configuração da aeronave para escolher a correta”, disse Ceriani.

O substituto do Embraer E190, como antecipado em fevereiro, será o E195-E2, a maior versão da segunda geração de E-Jets, com capacidade para 132 passageiros. O projeto é inicialmente incorporar 10 E195-E2. “Estamos trabalhando muito com a Embraer para poder avançar nisso e provavelmente finalizaremos algo em breve” , garantiu Ceriani.

Paralelamente, nos próximos três anos chegariam outros dez Boeing 737 MAX. A incorporação dessas novas aeronaves mais eficientes no consumo de combustível, destacou Ceriani, contribuirá para dar passos concretos em termos de sustentabilidade e redução de emissões.

Questionado sobre a viabilidade desses projetos diante de uma possível mudança de governo e, portanto, de gestão na empresa, Ceriani disse que a atual diretoria tem trabalhado para documentar o suporte de todas as decisões que são tomadas, não deixando muito espaço para muitas mudanças no plano de negócios da Aerolíneas Argentinas e assim ter continuidade.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias