Aerolíneas Argentinas terá dois Boeing 737-800 cargueiros já no começo de 2023

Confirmando o que já havia sido informado anteriormente pelo site Aviacionline, a Aerolíneas Argentinas informou nesta sexta-feira que incorporará dois cargueiros Boeing 737-800 durante o primeiro trimestre de 2023. A aeronave terá capacidade para carregar 22 toneladas paletizadas e será implantada tanto no país quanto na região.

O anúncio foi feito no âmbito da assinatura de um acordo para o transporte de cargas da Mirgor SA, um grupo argentino com diferentes unidades de negócios, mas mais conhecido por fabricar eletrodomésticos e componentes eletrônicos que atendem a muitas indústrias.

Este acordo, apontaram da empresa, permitirá à Mirgor “continuar aprimorando suas capacidades e pontos fortes logísticos e atendendo seus clientes melhor e mais rapidamente. A empresa já dispõe de um centro logístico próprio, com o objetivo de dar resposta às necessidades logísticas do processo de comercialização do produto”.

“Este centro, localizado em Garín, tem quase 24.000m² de superfície, 8.300 posições de paletes de diferentes configurações, 3.000m² de armazenamento de blocos, 10 cais de carga e 15 de descarga, segurança eletrônica e monitoramento 24 horas”, continuaram.

O acordo firmado com a Mirgor prevê o uso de aviões de carga por 12 horas diárias, principalmente para embarcar da Terra do Fogo, o que fabrica naquela província, para o resto do país. No restante do tempo, eles estão à disposição da Aerolíneas Argentinas para que ela possa vender a capacidade por conta própria.

O desenvolvimento da unidade de carga é um dos objetivos que a Aerolíneas Argentinas estabeleceu para 2023. Este ano a estatal teve vários marcos nesse sentido, transportando salmão chileno para os Estados Unidos através, mais 140 toneladas de cerejas a bordo de voos especiais para Doha, e outros produtos como sementes e carnes nos porões de voos de passageiros para Madri, Miami, Roma e outros destinos de sua malha.

Em julho deste ano, Aerolíneas Argentinas havia emitido uma Solicitação de Proposta (RFP) ao mercado para incorporar dois Boeing 737-800BCF (sigla para Boeing Converted Freighters) por meio de arrendamento operacional.

Entre as exigências do documento estavam o prazo do arrendamento por seis anos e detalhamento de questões técnicas, como a aeronave ter performance de campo curta, ter winglets mistos, sistema de carpete deslizante para os compartimentos de carga do deck inferior e aviônicos Honeywell, entre outros, além de ser entregue já com o esquema de pintura da Aerolíneas Argentinas.

Em outubro, avançando no processo, a empresa abriu licitação para incorporar Plataformas Elevatórias para Aeronaves B737-800BCF e Dollies Porta Pallets, equipamentos necessários para a operação de cargas nos armazéns dos 737 convertidos. 

A licitação também incluiu um pedido de equipamento similar para o Airbus A330, mas isso pode ser complementar à operação atual e não necessariamente indicativo de uma intenção de operar um A330-200F ou -300F.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias