AeroMexico entra em recuperação judicial

Mesmo depois de negar que entraria em Recuperação Judicial (RJ), a companhia aérea mexicana AeroMexico disse ne terça-feira não resistiu aos impactos da Covid-19 e iniciou os procedimentos para o Chapter 11 dos Estados Unidos. Com isso, a empresa mexicana segue Latam Airlines e Avianca para se tornar a mais recente companhia aérea da América Latina a entrar no processo de RJ.

Em um comunicado, a Aeromexico classificou o processo do Chapter 11 como “voluntário” e disse que estava cumprindo seus objetivos de impulsionar as operações nas próximas semanas. Adicionalmente, disse que este processo legal não interromperá as operações da companhia aérea. “Continuamos e continuaremos a voar com as melhores medidas de saúde e segurança. Todos os bilhetes, reservas, vouchers eletrônicos e pontos Club Premier permanecem válidos e disponíveis para uso”, relatou a empresa.

O Capítulo 11 é um processo legal comumente usado que permite que as empresas se reestruturem financeira e operacionalmente em um ambiente supervisionado por um tribunal, enquanto continuam operando.

De fato, muitas companhias aéreas líderes em todo o mundo usaram o processo do Capítulo 11 para fortalecer sua situação financeira, e continuam sendo empresas fortes que atendem a passageiros de todo o mundo hoje. É isso que a mexicana pretende fazer.

A empresa lançou um site na internet, onde atualizará sobre seu processo de reorganização sob o Chapter 11: https://vuela.aeromexico.com/reorganizacion/

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias