AeroMexico ganha sinal verde de credores e tribunal para seu processo de reorganização

O Grupo AeroMexico informou, por meio de nota, que o plano de recuperação da companhia e suas subsidiárias no processo de reestruturação financeira sob Capítulo 11 foi aprovado pelo Tribunal de Falências americano. O objetivo foi atingido após a companhia aérea resolver algumas últimas disputas com um grupo de credores.

Assim, o dia 28 de janeiro de 2022 representa o marco mais importante até o momento para o processo de reestruturação da companhia. Como próximos passos, a AeroMexico continuará trabalhando com as suas principais partes interessadas para colocar em prática o plano estratégico definido na Assembleia Geral de 14 de janeiro de 2022.

Andrés Conesa, CEO da Companhia, afirmou: “Quero agradecer a todos os meus colegas pelo seu trabalho árduo e dedicação. Estou muito orgulhoso de fazer parte de uma grande equipe de profissionais. Quero expressar minha sincera gratidão à juíza Chapman e sua equipe que conduziram este processo de forma exemplar. Por fim, quero agradecer a todas as partes interessadas e ao novo grupo de investidores por confiar na AeroMexico e por nos dar asas para voar ainda mais alto pelos céus do México e do mundo”.

A Aeromexico, que entrou com pedido de recuperação em junho de 2020 em meio a paralisações de viagens aéreas da COVID-19, disse ao tribunal, em outubro passado, que havia garantido compromissos de detentores de notas e acionistas atuais – entre eles a Delta Air Lines Inc. — para comprar US$ 537 milhões em novas notas de penhor e US$ 1,2 bilhão em novas ações na empresa reorganizada. Com isso, a Delta segue com 20% do capital da companhia mexicana, enquanto Apollo Global Management passa a ser o acionista majoritário da empresa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias