AeroMexico recebe carta irritada de fundo descontente com sua reestruturação

O credor do Grupo AeroMexico Invictus Global Management, uma empresa de investimentos com sede nos Estados Unidos, lançou uma carta pública contestando o plano de reestruturação da operadora para sair do processo de falência do Capítulo 11, argumentando que o plano beneficiaria injustamente a acionista Delta Air Lines.

A Invictus Global Management dirigiu-se ao conselho de diretores da Delta na carta, alegando que ela e outros credores passaram “semanas tentando resolver uma série de conflitos aparentes, questões de divulgação e negociações desleais” envolvendo a transportadora norte-americana.

A Delta havia anunciado em 16 de dezembro que diluiria sua participação na AeroMexico de 49% para 20%, enquanto a Apollo Global Management, que forneceu o financiamento do devedor em posse (DIP) de US$ 1 bilhão ao Grupo mexicano, se tornaria o seu maior acionista.

“Não ficaremos de braços cruzados enquanto a Delta tenta forçar um plano de reestruturação que é sustentado por um acordo econômico opaco com a Apollo Global Management e termos financeiros aparentemente flagrantes que desafiam décadas de precedentes de falência”, a carta da Invictus, assinada pelo fundador e sócio Cindy Chen Delano, dizia.

“A disposição da Delta de fechar seu próprio acordo de interesse próprio e pouco divulgado às custas de vendedores, fornecedores, funcionários e outros credores é algo que esperaríamos de um fundo abutre inescrupuloso [mas não da Delta]. Acreditamos que os maiores acionistas institucionais da Delta ficarão chocados ao saber o que aconteceu durante esse processo ”.

A Invictus tomará medidas para se opor formalmente ao plano de reestruturação proposto, e acrescentou: “É claro que a luz do dia precisa brilhar nas ações e decisões que podem posicioná-lo para ganhar centenas de milhões de dólares às custas de outras partes interessadas, incluindo os muitos que podem ser economicamente esmagados sob o plano preferido pela Delta e Apollo”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias