Aeromóvel do aeroporto de Porto Alegre volta a funcionar

Para quem transita entre a cidade de Porto Alegre (RS) e o aeroporto internacional Salgado Filho, o traslado voltou a ficar mais prático no início desse mês, com a retomada de um importante transporte público: o aeromóvel.

Operada pela Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre), a cidade está recebendo novamente o A200, veículo com capacidade para 300 passageiros que passou por um processo de atualização tecnológica.

A linha liga a Estação Aeroporto do metrô ao Terminal de Passageiros do aeroporto gaúcho em um trajeto de 814 metros percorrido em dois minutos e 30 segundos. Ela conta também com o veículo A100, atualmente em operação, com capacidade para 150 passageiros.

O processo, iniciado em março deste ano, incluiu atualização tecnológica, manutenção e substituição de materiais e componentes, melhorias estéticas e de acabamento. O contrato firmado pela Trensurb com o prestador de serviço tem o valor de R$ 2,29 milhões e inclui também 12 meses de operação assistida, período durante o qual profissionais da empresa irão acompanhar a operação do veículo e prestar assistência à Trensurb quando necessário.

Imagem: Trensurb/Divulgação

Os trabalhos executados incluíram melhorias na suspensão, placas de propulsão, sistema de portas e freios, além da repintura da carroceria e assentos, substituição de janelas e instalação de um novo revestimento do piso, bem como revisão de componentes dos sistemas em geral. Antes de voltar a circular com passageiros, o veículo A200 passará por montagens finais, comissionamento e testes, processo que deve durar até 30 dias.

Com informações da Trensurb

Leia também:

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e fez participações especiais na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias