Aeronautas: Infraero informa procedimentos de busca pessoal, apresentação de documentos e acesso

Área de inspeção – Imagem meramente ilustrativa

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que representa os tripulantes de voo da aviação brasileira, informou na sexta-feira, 12 de maio, que recebeu da Infraero um ofício em resposta aos questionamentos feitos acerca de problemas enfrentados pelos aeronautas nos aeroportos administrados pela empresa.

Em reunião realizada no dia 28 de abril, o SNA apresentou alguns problemas ocorridos nos aeroportos administrados pela Infraero, além das inspeções aleatórias em tripulantes, incluindo exigências de CHT impressa e impedimento de acesso às ARS pela sala de embarque. Algumas questões já tinham sido esclarecidas na reunião, porém, agora a empresa detalhou todos os aspectos no documento.

De acordo com o sindicato, a Infraero reforçou que o procedimento de busca pessoal aleatória em tripulantes não está prevista em normativo AVSEC, conforme Nota Técnica da ANAC e, portanto, não é aplicável.

Sobre a exigência da documentação dos tripulantes, a empresa afirmou que a apresentação do CHT Digital pode ser feita pelo aplicativo “gov.br” e pela plataforma da ANAC, porém, a diferença de procedimento que se faz necessária é que, caso o aeronauta apresente o CHT Digital pela plataforma da ANAC, mantém-se a obrigatoriedade de apresentação de documento oficial com foto.

Referente ao acesso dos aeronautas às ARS, a Infraero informou que o mesmo é permitido pela entrada de funcionários e/ou de passageiros, desde que haja a apresentação da documentação exigida e comprovação da necessidade de acesso para embarque em aeronave ou outra finalidade de serviço.

A Infraero afirmou ainda que reforçou a orientação para suas equipes de segurança, de modo que as mesmas apliquem os procedimentos corretos nos aeroportos administrados pela empresa.

Sobre o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o sindicato afirma que está aguardando o agendamento de reunião para tratar dos problemas enfrentados pelos tripulantes. Da mesma forma, o Aeroporto de Brasília já foi oficiado.

O SNA reforça que, em caso de dificuldades nos aeroportos, os tripulantes devem entrar em contato com o sindicato.

O ofício da Infraero é disponibilizado pelo SNA para consulta neste link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias