Aeronave apreendida com 500 kg de cocaína pura é doada aos bombeiros e vira UTI móvel

Beechcraft Baron 58 – Imagem: Polícia Civil de Goiás

Uma aeronave Beechcraft Baron 58, apreendida pela Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos da Polícia Civil de Goiás (DENARC), na Operação Puro Sangue, em 2019, foi doada ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM). De acordo com a Polícia, a instituição utilizará a nova aeronave, registrada sob a matrícula PR-TID, para o transporte de pacientes de risco, no âmbito do programa UTI Aérea do CBM.

O avião foi apreendido assim que descarregou, no município de Edéia, interior do estado, mais de 500 kg de cocaína pura, em uma das maiores apreensões da droga da história de Goiás. A operação que deu ensejo à apreensão desmantelou uma organização criminosa dedicada ao tráfico aéreo de drogas.

A doação, promovida pela Vara de Feitos Relativos às Organizações Criminosas e Lavagem de Dinheiro do Poder Judiciário goiano, reflete a atual política da Polícia Civil, consistente na repressão qualificada contra a macrocriminalidade, cujo foco recai na desestruturação do crime organizado, especialmente sob o aspecto financeiro, permitindo a reversão de patrimônio criminosamente constituído ao Estado.

No final do mês passado, uma aeronave de asa fixa apreendida pela Força Aérea Brasileira (FAB) foi doada, através da Justiça Federal, para a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O avião já está sendo utilizado pelo Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA) da SSP-AM, para auxiliar nas operações deflagradas pelo órgão.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias