Aeronave dá guinada involuntária durante voo e leva pilotos a pousarem em emergência

Dash 8-400 da Porter Airlines semelhante ao envolvido- Imagem: BriYYZ, via Wikimedia

Um bimotor sofreu uma variação de potência em um de seus motores, fazendo com que guinasse’ involuntariamente durante o voo. O incidente, que levou os pilotos a declararem emergência e desviar o voo, foi registrado no dia 3 de agosto.

A ocorrência se passou a bordo do turboélice De Havilland Dash 8-400 da Porter Airlines, registrado sob a matrícula C-GLQG, enquanto realizava o voo PD-9806 de Nova Jérsei, nos Estados Unidos, para Toronto, no Canadá, com apenas dois tripulantes a bordo.

De acordo com informações obtidas pelo The Aviation Herald, a aeronave estava descendo para o Aeroporto da Cidade de Toronto – Billy Bishop, cruzando a 10 mil pés (3,05 km) de altitude, quando os pilotos sentiram uma guinada não comandada da aeronave para a esquerda.

Parte da trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Pouco após a primeira guinada, o bimotor novamente realizou outra para a esquerda e uma luz de aviso acendeu brevemente no painel. As manobras não comandadas estavam associadas a uma breve mudança de torque do motor esquerdo, em cerca de 15%.

Frente à anormalidade, os pilotos nivelaram a aeronave em 4 mil pés (cerca de 1,22 km) de altitude e iniciaram os procedimentos previstos no manual do fabricante. Como medida mitigatória, o motor esquerdo foi desligado e a tripulação declarou emergência, desviando a aeronave para Hamilton, no Canadá.

O pouso no Aeroporto Internacional de Hamilton ocorreu seguramente na pista 30, cerca de 35 minutos após o início do problema. O Transportation Safety Board of Canada (TSB) informou que a tripulação não conseguiu identificar qual luz de aviso acendeu devido à brevidade da ativação. 

A manutenção substituiu o Controlador Eletrônico da Hélice nº 2 (PEC) e a aeronave retornou ao serviço no dia seguinte (4), realizando um voo e 16 minutos até Toronto, conforme aponta os dados do RadarBox.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias