Uma clássica aeronave da novela original Pantanal faz história novamente, voando com um diário de bordo totalmente digital.
Em 17 de Janeiro de 2023, o Cessna 182 de matrícula PT-JOI, utilizando o eDB da empresa brasileira Plane it, realizou o primeiro voo de uma aeronave privada utilizando um diário de bordo digital (eDB).
Este é o segundo marco desta aeronave, já que ela também participou da histórica novela Pantanal, que foi ao ar em 1990, servindo para a primeira aula de voo de “Jove”, no capítulo 59, como pode ser visto na cena abaixo, disponível no Youtube (esperar pelo carregamento).
O eDB substitui completamente o papel e foi o primeiro a servir às aeronaves da aviação geral, em linha com a nova regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Questionado sobre o assunto, Pedro Camargos, diretor comercial da Plane it, disse:
“Nosso objetivo é trazer inovação e praticidade para a aviação, e na Plane it isto está em nossa essência, pois todos somos profissionais da aviação, sendo que nossos desenvolvedores também são pilotos. Isso nos permitiu ser pioneiros para a aviação geral, e não pretendemos para por ai, já temos o marketPlane, que facilita orçamento de peças e produtos aeronáuticos, e em breve traremos uma solução de CTM voltada para a aviação geral!”
Digitalizando os registros, o eDB da Plane it traz facilidades como cálculos automatizados durante o preenchimento, edição de voos já lançados sem necessidade de cancelamento de páginas e exportação dos dados da sua aeronave direto para uma planilha de Excel, facilitando a gestão de manutenção e disponibilidade da aeronave.
Especificamente quanto à ferramenta da Plane it, são atendidos os requisitos da LGPD e os dados serão armazenados de em servidores da AWS (da Amazon), com backups diários, sendo estes armazenados em um segundo servidor, evitando perda ou roubo de dados. A Plane it também utiliza certificado ICP-Brasil próprio para garantir a autenticidade dos registros exportados.
A solução é oferecida gratuitamente, de forma vitalícia, para até duas aeronaves de pequeno porte por operador. Também é possível testar o eDB, em uso não oficial, de forma gratuita, com quantas aeronaves quiser. O aplicativo pode ser baixado nesse link ou baixados na Apple Store ou Google Play.