Aeronave HM-1 Pantera do Exército realiza mais um transporte emergencial de indígenas na Amazônia

Imagem de fundo: HM-1 Pantera do Exército Brasileiro – por Marco Aurélio Esparz / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons / Imagem em destaque: Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa hoje, 25 de maio, que militares do Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) transportaram outros quatro indígenas yanomami, com saúde debilitada, na manhã da quarta-feira, 24, de Toxahipi e Xocori para Surucucu.

A nova ação de resgate foi realizada menos de 48 horas após a outra Evacuação Aeromédica (EVAM) de duas indígenas em estado crítico de saúde.

A operação ocorreu a partir de duas solicitações de transporte emergencial para o deslocamento de uma criança com dificuldade respiratória, devido ao grave quadro de pneumonia, além de três adultos que estavam em estágio avançado de malária.

Na ocasião, uma aeronave HM-1 Pantera, pertencente ao Quarto Batalhão de Aviação do Exército (4° BAvEx), que estava deslocada no 4° Pelotão Especial de Fronteira (4° PEF), em Surucucu, realizou o transporte emergencial dos quatro pacientes e acompanhantes, além da equipe médica de apoio.

A bordo da aeronave, os pacientes foram transportados para Surucucu e encaminhados à equipe de saúde local para tratamento adequado.

Segundo a FAB, esta segunda operação de transporte emergencial realizada nesta semana ratifica o compromisso do Cmdo Op Cj Amz em apoiar as demandas da população Yanomami, independentemente do dia e da hora.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Homem que se irritou e mordeu passageiro que reclinou assento pega...

0
Um homem foi condenado a três meses de prisão por má conduta a bordo de um voo da KLM de Buenos Aires para Amsterdã, na Holanda.