Início Indústria Aeronáutica

Aeronave NC212i feita pela PTDI na Indonésia vai ser usada para fazer chover na Tailândia

Imagem: PTDI

A fabricante aeronáutica PT Dirgantara Indonésia (PTDI) informa que realizou ontem, 29 de maio, em seu Hangar Delivery Center, em Bandung, a entrega de uma unidade da aeronave NC212i para o Departamento de Aviação Agrícola Real (DRRAA) da Tailândia.

Após a entrega, ocorreu a partida para o voo de translado até a Base Aérea de Nakhon Sawan, em Muang, na Tailândia, com chegada prevista para amanhã, 31 de maio de 2023.

A aeronave, registrada sob a matrícula AX-2131, é conduzida por pilotos de teste da PTDI até o destino, e lá será realizado o voo de aceitação pela Tailândia, previsto para a quinta-feira, 1º de junho.

A assinatura do contrato de aquisição de uma unidade de aeronave NC212i foi realizada em 26 de novembro de 2020. A aeronave que foi entregue tem a configuração de transporte de tropas, mas será convertida pelo DRRAA para a configuração Rain Making (Criadora de Chuva) para modificação do clima.

Gita Amperiawan, diretora principal da PTDI, afirmou que esta primeira entrega da empresa em 2023, exportada para a Tailândia, prova que é possível penetrar novamente no mercado de exportação.

“Esta é também uma evidência clara de que as aeronaves produzidas pela PTDI não são apenas a versão comercial N219, mas também as aeronaves CN235-220 e NC212i, que podem ser usadas para atender outras necessidades, como esta aeronave que posteriormente será usada como Rain Making. Também acabamos de obter outro contrato de exportação para 6 unidades de aeronaves NC212i para o Departamento de Defesa (DND) das Filipinas”, disse a diretora.

Esther Gayatri, Piloto de Testes da PTDI, comentou que é uma honra ter a confiança de ser um fabricante de aeronaves para o DRRAA da Tailândia, onde esta é a décima aeronave da série NC212 enviada pela PTDI para o país.

“Isso indica que as aeronaves NC212i produzidas pela PTDI são consideradas compatíveis e ideais para as condições geográficas da Tailândia, que obviamente também atendem às suas necessidades operacionais. Acredito que nosso produto é bom, espero que no futuro a PTDI possa atender as necessidades de outras aeronaves para eles. Mais uma vez agradeço ao DRRAA da Tailândia pela confiança dada, espero que este voo de translado corra bem e chegue com segurança ao seu destino”, disse o piloto antes da partida do voo.

No mercado global, a Tailândia é o segundo cliente que mais compra aeronaves produzidas pela PTDI por serem consideradas adequadas ao terreno e às necessidades operacionais. A localização geográfica da Tailândia, próxima à Indonésia, também facilita as atividades de suporte pós-venda.

Segundo a fabricante, o NC212i é um avião de transporte leve com um moderno full glass cockpit e sistema aviônico com piloto automático, equipado com winglets, e possui um tamanho de cabine espaçoso em comparação com outras aeronaves de sua classe.

O NC212i é uma versão desenvolvida a partir da série C212-400, uma aeronave turboélice STOL (pouso e decolagem curtos) de carga projetada e construída pela fabricante de aeronaves espanhola Construcciones Aeronáuticas SA (CASA).

Sair da versão mobile