Aeronave russo-chinesa de grande porte CR929 passa para a fase de projeto inicial

A implementação de um projeto conjunto russo-chinês para criar um avião de fuselagem larga de longo curso CR929 entrou na chamada fase inicial de projeto. Isto foi relatado pelo noticiário Pengpai com referência ao Cientista-Chefe da China Commercial Aviation Corporation (COMAC), Wu Guanghui, que falou na quinta-feira na Conferência Mundial de Design Urbano (WDCC) em Xangai.

A fala também deixa uma dúvida no ar, pois para muitos pode parecer que o projeto voltou uma etapa em vez de avançar.

“Atualmente, o plano técnico geral da aeronave já foi aprovado, os fornecedores para a fuselagem e as seções de cauda foram identificados. Passamos oficialmente para a fase de projeto inicial”, disse. Wu Guanghui especificou que a participação de materiais compósitos na fuselagem da aeronave será de 51%, o que a tornará mais econômica do que os modelos concorrentes em mais de 10%.

O projeto para criar um avião de longo curso russo-chinês de fuselagem larga foi implementado desde 2014. A aeronave está sendo desenvolvida por uma joint venture entre a United Aircraft Corporation (UAC) e a chinesa COMAC – CRAIC, com sede em Xangai. 

O lado russo é responsável pelos painéis das asas, seção central e mecanização das asas, o lado chinês é responsável pela fuselagem, fuselagem e estabilizadores horizontal e vertical.

A versão básica do CR929-600 será capaz de transportar 280 passageiros em uma distância de até 12.000 km. A família de aeronaves também consistirá em uma modificação com fuselagem estendida (CR929-700) e encurtada (CR929-500).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias