
O Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav), da Marinha do Brasil (MB), informou ontem que o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) apoiou, no período de 15 a 25 de agosto, a Verificação Inicial (VI) do Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia.
Durante a missão, o EsqdHU-1, representado pela aeronave UH-17 (helicóptero EC135), foi empregado na realização de pouso a bordo e no adestramento das Equipes de Manobra e Crache daquela unidade.
O NDM “Bahia”, cujo nome inicial foi “Siroco” na Marinha Nacional Francesa, iniciou suas operações em dezembro de 1998, sendo utilizado no cenário internacional em variadas missões, incluindo a humanitária no Haiti, por ocasião do terremoto que assolou aquele país, em 2010, e de combate à pirataria na costa da Somália, em 2013, vindo a encerrar suas atividades operacionais, naquela Marinha, em julho de 2015. Foi incorporado à frota brasileira em 10 de março de 2016.
É empregado no transporte de tropas, veículos, helicópteros, equipamentos, munições e provisões diretamente à área de operações. Embora planejado para operações de alta intensidade, é também indicado para as de baixa intensidade, tais como missões de caráter humanitário e auxílio a desastres. Possui capacidade para carregar e descarregar, pelo mar ou pelo ar, e para operar com embarcações de desembarque em mar aberto.
Informações da Marinha do Brasil