Aeronaves de diferentes esquadrões da FAB foram expostas aos cadetes na Academia da Força Aérea

Aeronaves no pátio da Academia, em cena do vídeo apresentado abaixo

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que na última quinta-feira, dia 25 de maio, foi realizado pela Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), o Simpósio das Aviações e da Infantaria 2023, promovido pelo Comando de Preparo (COMPREP), para os Cadetes do Curso de Formação de Oficiais Aviadores e de Infantaria.

A FAB publicou um vídeo, disponibilizado a seguir, para mostrar um pouco sobre como foi o Simpósio:

Como mostrado nas imagens acima, o evento teve por objetivo passar informações sobre o contexto atual e as projeções das Aviações, Unidades de Segurança e Defesa da FAB, visando dar aos militares um maior conhecimento das atividades operacionais que os mesmos desenvolverão após formados.

O evento contou com representantes dos Esquadrões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), Caça, Asas Rotativas, Busca e Salvamento, Transporte e das Unidades de Infantaria.

Oito aeronaves, pertencentes a esquadrões das diversas aviações da FAB, ficaram em exposição no pátio da AFA, para que os cadetes pudessem conhecer cada uma delas, bem como manter contato com os pilotos e tripulação.

Para marcar o encerramento, aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, fizeram um espetáculo no céu, para os participantes do evento.

O Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Aéreas (SPOA), Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer, falou sobre a importância do Simpósio para os Cadetes: “Para o COMPREP este tipo de interação é muito importante, para podermos passar todo conhecimento para os cadetes e a progressão operacional da carreira que irão seguir, e assim ter as melhores opções da carreira e se dedicar para que sejam as melhores opções e tornem realidade na carreira deles”.

O Comandante da Academia da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo, explicou sobre o Simpósio e a importância para os cadetes das Aviações e de Infantaria, e as oportunidades oferecidas: “Esse tipo de evento é de muita importância para a AFA, pois é a oportunidade que o cadete do 4º ano, que falta pouco tempo para se formar, de ter contato com a Unidade Aérea onde vai servir, as diferentes aviações, os diferentes ramos da Infantaria e unidades de defesa e defesa aérea. É a oportunidade de conversar com os Comandantes das unidades, e dessa maneira conhecer melhor ou até ajudar a fazer um melhor processo decisório de qual carreira irá seguir”.

O Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Terrestres do Comando de Preparo, Brigadeiro de Infantaria Alexandre Okada, comentou sobre a importância do encontro para os Cadetes e para o COMPREP: “Esse Simpósio serve para explanar para os Cadetes, a concepção do emprego da Infantaria, as perspectivas futuras, as experiências que irão realizar. Para os alunos conhecerem um pouco mais o que a FAB pode ofertar, o que reserva o futuro, quais as atividades, as ações de Força Aérea irão contribuir, o que irão fazer na infantaria da Força Aérea, principalmente com relação às operações especiais, a parte de defesa aeroespacial, segurança e defesa, salvamento e resgate”.

O Líder do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, o Cadete Aviador Kleyber Augusto Pedrotti, falou sobre as expectativas e a importância desse contato com as Unidades Aéreas de Defesa. “Para nós a experiência de estarmos vivenciando o Simpósio das Aviações e de Infantária é algo fundamental dada a nossa proximidade com as Aviações e Unidades de Defesa a qual vamos seguir após sair da Academia, com o simpósio conseguimos ter um contato muito melhor com a missão que iremos realizar e poder fazer a melhor escolha para a carreira que iremos seguir aqui dentro da FAB”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias