Aeroporto aposta em porcos para se livrar de problema com aves

Imagem: Aeroporto Schiphol

Na área ao redor do Aeroporto Internacional Schiphol, em Amsterdã, o principal da Holanda, um projeto piloto foi lançado para descobrir se os porcos podem ajudar a afastar as aves no aeroporto e em suas imediações.

Os 20 porcos estarão forrageando em um terreno de dois hectares entre a pista 18R-36L e a pista 18C-36C, onde beterrabas foram colhidas recentemente. Os resíduos da colheita costumam atrair pássaros.

Região entre as pistas 18R-36L e 18C-36C, onde ocorre o teste com os porcos – Imagem: Google Earth

O projeto piloto está sendo conduzido em cooperação com o Ministério de Infraestrutura e Gestão da Água e outros parceiros. Nas próximas semanas, a atividade das aves na área com os porcos será comparada a uma região de referência sem porcos.

O sucesso do projeto será medido por meio de um radar de pássaros especial que mapeará as áreas de Schiphol e seus arredores mais frequentados por pássaros, juntamente com observações visuais.

Para garantir um grau ideal de segurança da aviação, Schiphol já está tomando medidas estruturais para manter as aves o mais longe possível das aeronaves. Vinte controladores de pássaros estão monitorando a atividade dos pássaros no aeroporto. Eles trabalham em todo o campo de aviação para manter as aves longe todas as horas da noite e do dia, usando tecnologias que variam de sons especiais a feixes de laser.

Outras medidas também estão em vigor para manter o campo de aviação o menos atraente possível para pássaros, como tipos especiais de grama.

Informações do Aeroporto Schiphol

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias