Aeroporto constrói passarela tão alta que o gigante Airbus A380 passa por baixo

Já imaginou andar num aeroporto, subir numa passarela e olhar para o chão e se deparar com um Airbus A380 passando aos seus pés? Isso será possível em breve.

Airbus A380 Passarela
Airbus A380 da Singapore Airlines passa por debaixo da passarela em Hong Kong

Pois bem, isto será uma realidade em breve no Aeroporto de Hong Kong. A passarela é parte do projeto de expansão do aeroporto e será inaugurada neste ano, tendo já sido posicionada no seu local final para a realização de testes com alguns A380 sendo rebocados por baixo. O quadrijato da Airbus é o mais alto a operar no mundo hoje, então, se seus 24 metros de altura passam com segurança, qualquer outro jato comercial passa.

A passarela servirá para conectar o terminal principal com o terminal satélite norte, que hoje é conectado por ônibus. O design da passarela remete aos tradicionais portais chineses em formato de onda, ao contrário dos japoneses que tem um formato de “vale”.

Perspectiva de como ficará o aeroporto com a passarela instalada

O terminal satélite norte tem posições de parada para apenas 8 aeronaves, o que fez parte da população questionar a construção de uma passarela tão grande e cara, para tão poucos voos.

O custo total da obrar, porém, não foi revelado, mas a única outra no mundo existente é a de Gatwick, que é um pouco menor e custou US$143 milhões de dólares. A passarela de Gatwick também é alta suficiente para o A380, mas o maior avião de passageiros do mundo nunca passou por debaixo dela. Outro aeroporto que deve contar com SkyBridges é o de LaGuardia, em Nova Iorque, onde haverá duas de menor tamanho – há ainda outros ao redor do mundo.

Boeing 747 é rebocado debaixo da passarela de Gatwick – Foto de Macegroup

Para acessar a SkyBridge de Hong Kong, o passageiro terá que subir dois lances de escada rolante. O trajeto todo entre os terminais será feito em cinco minutos, antes durava cerca de 10 minutos com os ônibus.

Segundo a Airport World A administradora do aeroporto espera que o número de viagens de ônibus dentro do aeroporto seja reduzida em 100 mil viagens por ano com a abertura da passarela, contribuindo para o meio ambiente, conforto e segurança dos passageiros.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias