Aeroporto da Pampulha é oficialmente passado à administração privada

O Grupo CCR e o governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA), celebraram nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, a assinatura do contrato de concessão do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade (Aeroporto da Pampulha), localizado na cidade de Belo Horizonte (MG).

Imagem: ME / Portal da Copa / Governo Federal Brasileiro / JOAO MARCOS ROSA / NITRO via Wikimedia Commons

O contrato prevê serviços de operação e conservação do aeroporto pelo prazo de 30 anos, com investimentos previstos de R$151 milhões nesse período. O evento aconteceu no saguão do aeroporto.

A assinatura do contrato de concessão representa a concretização de mais uma importante etapa do planejamento estratégico do Grupo CCR, que visa o seu crescimento qualificado, disciplina de capital, agregação de valor aos acionistas e contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental das regiões onde atua. O evento teve a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, entre outros.
 

“O nosso objetivo é promover o desenvolvimento da região da Pampulha, fornecendo a melhor infraestrutura e serviços de qualidade aos clientes. Iremos contribuir para o desenvolvimento ainda maior de Belo Horizonte, trabalhando pela expansão da economia local e do Estado de Minas Gerais”, afirmou Cristiane Gomes, presidente da CCR Aeroportos.

Com o Aeroporto da Pampulha, a CCR Aeroportos será responsável pela operação de 20 terminais em seu portfólio. Destes aeroportos, 15 foram conquistados no leilão da 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias, em abril de 2021, e estão em fase de transição com a Infraero para início da operação. No Brasil, também opera o Aeroporto Internacional Tancredo Neves – em Confins, na região metropolitana da capital – por meio da BH Airport, em parceria com a Zurich Airport International e INFRAERO. A companhia opera três aeroportos internacionais – em Quito (Equador), San Jose (Costa Rica) e Curaçao (Antilhas Holandesas).

Em conversa com pessoas próximas da concessão da Pampulha, o AEROIN apurou que não existem planos para iniciar voos comerciais, algo que também não estava previsto no edital de concessão do aeroporto.

Com Informações da Assessoria de Imprensa da CCR

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias