Início Aeroportos

Aeroporto da Pampulha, em BH, fica alagado novamente após forte chuva; CCR realiza obras

O aeroporto central de Belo Horizonte ficou alagado ontem, novamente, após um temporal atingir a capital mineira no meio da tarde. Esse tem sido um tema recorrente no local, que sofre há muitos anos sempre que uma chuva mais volumosa o atinge.

Áreas da Praça Bagatelle, onde ficava um estacionamento e o terminal de passageiros, ficaram completamente alagados e passageiros que vinham de Confins precisaram levantar as malas para poderem sair do lugar.

O alagamento também atingiu a Avenida Sebastião de Brito, que é a via de acesso para o Aeroporto para quem vem da Linha Verde (Av Cristiano Machado):

Nota da Administração do Aeroporto

A administração do Aeroporto da Pampulha (PLU) informa que, mesmo com as fortes chuvas registradas em Belo Horizonte na tarde de terça-feira (6), não houve impactos na operação do aeródromo, que segue em operação normalmente.  

Os alagamentos no entorno do aeroporto, que há anos são comuns em períodos de chuva mais intensa, em breve deverão ser solucionados graças à obra para implantação do sistema de drenagem, que já está em andamento e é executada com recursos da CCR Aeroportos, que administra o Aeroporto da Pampulha desde 2022. A obra contempla a construção da nova rede de microdrenagem na praça Bagatelle, canais de escoamento e uma bacia de detenção, estendendo-se desde a praça Bagatelle até a cabeceira 13 do aeroporto.

Esta obra é crucial para a infraestrutura do aeroporto, pois visa mitigar os alagamentos que afetam a região, proporcionando benefícios significativos tanto para a operação do aeroporto quanto para a cidade de Belo Horizonte, uma vez que boa parte da comunidade que vive na região da Pampulha será beneficiada diretamente. A execução dessa obra envolve mais de 60 profissionais e representa um investimento de R$ 40 milhões pela CCR Aeroportos. A previsão é que a obra seja concluída no segundo semestre deste ano.

Sair da versão mobile