Aeroporto da Serra Gaúcha obtém sinal verde para nova fase do projeto

IMAGEM: Divulgação Prefeitura de Caxias do Sul

Na última semana, a Secretaria de Aviação Civil (SAC), vinculada ao Ministério da Infraestrutura (MInfra), aprovou a segunda etapa do aeroporto de Vila Oliva, o Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Caxias do Sul (RS).

A Secretária Municipal de Planejamento, Margarete Bender, considera esta a etapa mais importante do trabalho. Ela explica que a aprovação, o sinal verde do órgão regulador da segunda etapa significa que agora todo o modelo de como o aeroporto vai funcionar foi aprovado, como o tamanho do terminal de passageiros, a pista: “Consideramos um avanço muito importante, e agora, praticamente a partir da segunda etapa, os trabalhos são de ordem quase que complementar”, diz a secretária.

O novo terminal será feito pela administração municipal ao custo de R$ 200 milhões. De acordo com informações do ministério, o novo terminal atenderá 53 municípios da região. “Trata-se do maior investimento da aviação regional da nossa história, que será feito por intermédio do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Uma briga de muitos anos, um pleito antigo, para uma região de extrema importância para o Rio Grande do Sul, com potencial enorme da agroindústria e do turismo”.

Além disso tudo, o novo aeroporto será erguido em área de 445 hectares, no distrito de Vila Oliva. Terá capacidade de operação para aeronaves de médio porte, como Boeing 737-800, além de terminal de passageiros de 4,7 mil metros quadrados e 500 vagas de veículos. O complexo inclui Seção Contraincêndio (SCI) e Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo (EPTA). Vai operar ainda com um pátio de aeronaves com 26 mil metros quadrados (8 posições de aeronaves) e uma pista de pouso e decolagem com 1.930 metros de comprimento e 45 metros de largura.

Atualmente, a cidade de Caxias do Sul ainda conta com as operações do aeroporto Hugo Cantergiani, que opera voos regulares com a Azul Linhas Aéreas, Gol e LATAM.

Com informações da Prefeitura de Caxias do Sul e Ministério da Infraestrutura

Leia também:

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, também com passagem como colunista no Portal do Andreoli e participações especiais na Record News, Rádio CBN e EPTV.

Veja outras histórias