O Aeroporto Comandante Paschoal Patrocínio Filho, localizado na cidade de Alfenas, no sul de Minas Gerais, teve sinal verde das autoridades competentes para uma mudança em sua estrutura que mudará suas operações. Com isso, a prefeitura do município, administradora interina da área obteve sinal verde para a execução do projeto ‘Hangar Alfenas‘, que tem como objetivo à construção de novos hangares para abrigar aeronaves e atrair mais operadores ao local.
Atualmente, o projeto está em etapa final, com seu edital de chamamento público lançado logo mais.
Em entrevista para o Jornal do Comércio, o secretário de desenvolvimento econômico do município, Conrado Gomes, pontuou que a expectativa da pasta é de que cerca de 30 dias após a publicação do edital sejam estabelecidas as empresas que ocuparão os hangares, por meio de leilão.
“Hoje são 10 hangares e o projeto contempla outros 14. Temos áreas de 300 e 550 metros quadrados. Já existem muitos interessados em contato com a prefeitura, em busca de informações e confirmados no processo licitatório“, informa o secretário. Além disso, o chefe da pasta no executivo municipal, afirma que um dos hangares deve ser destinado à construção de uma oficina mecânica de aeronaves.
A construção e autorização para operar os novos hangares deve demorar cerca de dois anos. “Deverão ser observados os critérios de sinalização e iluminação de objetos. A responsabilidade pela instalação, operação e manutenção dos equipamentos de sinalização de obstáculos será do proprietário, titular do domínio útil ou possuidor das propriedades”, aponta o documento do projeto.
O aeroporto possui 1600 por 30 metros de pista pavimentada e balizada, além de ter suas operações homologadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operações visuais diurnas e noturnas.
Leia também: