Aeroporto de Amsterdã está testando veículo autônomo para locomoção de passageiros, deficientes ou não

Imagem: Aeroporto Schiphol

O Aeroporto Schiphol, de Amsterdã, nos Países Baixos, informa que começou a testar nesta semana, em parceria com o Axxicom Airport Caddy, veículos de mobilidade autônoma para os passageiros, não apenas para pessoas com mobilidade reduzida, mas até para todos que tenham dificuldade com a língua e possam precisar de auxílio para chegar aos lugares do terminal.

Os veículos, com tecnologia Smart da empresa de soluções de transporte pessoal WHILL, já estão sendo utilizados com sucesso em grandes aeroportos, como o Aeroporto Internacional de Tóquio, no Japão.

Segundo o aeroporto holandês, o serviço contribui para seu objetivo de tornar as viagens o mais fácil possível para pessoas com mobilidade reduzida.

Os veículos autônomos possuem um bagageiro na parte traseira onde pode ser colocada a bagagem de mão. O viajante pode inserir seu destino na tela de atendimento, por exemplo, o portão de embarque. O veículo então dirige para este destino de forma independente.

O veículo também possui sensores que levam em consideração outros viajantes, obstáculos e o ambiente ao redor. Há um botão de emergência no veículo e um cinto para garantir a segurança. Após chegar ao destino, o passageiro desembarca (se possível) e o veículo volta sozinho ao ponto de partida onde novos viajantes podem utilizá-lo novamente.

Imagem: Aeroporto Schiphol
Imagem: Aeroporto Schiphol
Imagem: Aeroporto Schiphol

No Schiphol, a assistência é oferecida aos viajantes que têm dificuldade em se locomover de forma independente. Uma pesquisa da IATA mostra que os pedidos de assistência vêm não apenas de passageiros com problemas físicos, mas também de passageiros idosos que estão preocupados com sua capacidade de se locomover em um grande aeroporto ou de passageiros que não dominam bem o inglês ou o holandês e, portanto, têm dificuldade em pedir ajuda.

O projeto-piloto terá duração de uma semana. Depois, uma avaliação será realizada e será decidido se o WHILL Autonomous Mobility Service terá um lugar permanente em Schiphol. 

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias