O Aeroporto Internacional Schiphol, em Amsterdã, concluiu com sucesso o primeiro transporte de aeronave do portão até a pista com motores desligados.
O chamado Taxibot, que é um veículo trator conhecido como pushback, irá levar as aeronaves não apenas do portão de embarque para a pista de táxi, como é feito comumente em aeroportos pelo mundo.
Com objetivo de reduzir emissões ao fazer o táxi até a cabeceira da pista de decolagem com os motores do avião desligados, o Aeroporto de Schiphol oferece uma opção mais sustentável e menos barulhenta para os vizinhos.
Realizado com um Boeing 737-700 da companhia aérea local KLM, o pushback levou o jato com seus passageiros até a conhecida pista Polderbaan, que é a mais distante do terminal e um ponto turístico da cidade, já que não existem grades que separam a visualização das aeronaves quando vistas da área externa.
Ainda não foi divulgado como o programa será implementado e quando os testes devem ser concluídos, e também nem quanto de CO₂ deixou de ser emitido.
A successful test! At Schiphol, the first @KLM passenger flight was taken from the gate to the Polderbaan Runway by a Taxibot ✈️ By using a Taxibot, aircraft engines can stay off until departure. This contributes to better air quality and noise reduction on the apron.
— Schiphol (@Schiphol) December 10, 2024
Fun fact:… pic.twitter.com/NQSha7asBJ