Início Aeroportos

Aeroporto de Amsterdã proíbe viajantes de chegarem mais de 4 horas antes do embarque

Aeroporto Schiphol, de Amsterdã – Imagem: Ikreis / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Após enfrentar, nos últimos dias, filas de embarque que chegavam ao exterior do terminal, com passageiros levando horas para conseguir passar pela inspeção de segurança, a Schiphol, administradora do maior aeroporto da Holanda, em Amsterdã, informa que a partir desta sexta-feira, 3 de junho, vai lançar um projeto-piloto no qual apenas passageiros dentro de quatro horas antes do voo serão admitidos no saguão de embarque.

Além disso, a Schiphol solicita que os passageiros levem o mínimo de bagagem possível. A administradora informa que está tomando essas medidas para reduzir a aglomeração nos balcões de check-in e controle de segurança e para acelerar o fluxo de passageiros.

“Durante as férias de maio, começamos imediatamente com o desenvolvimento e implementação de medidas para enfrentar as longas filas no aeroporto. Estas medidas fazem parte do plano de ação para o verão apresentado anteriormente e visam garantir uma experiência agradável no Schiphol. As simulações mostraram que essa é a maneira mais eficiente de acelerar o fluxo de passageiros por meio do controle de segurança. É claro que vamos ficar de olho na situação”, disse Patricia Vitalis, Diretora de Operações Aeroportuárias do Royal Schiphol Group.

Ao admitir no saguão de embarque apenas passageiros programados para partir dentro de quatro horas, o aeroporto quer evitar que os passageiros façam fila muito cedo para os balcões de check-in e controle de segurança. A experiência nas últimas semanas mostrou que alguns passageiros chegam mais de quatro horas antes do horário de partida programado. Isso leva a filas mais longas, enquanto o balcão de check-in ainda nem abriu.

Em consulta com as companhias aéreas, Schiphol solicita que os passageiros levem o mínimo de bagagem possível. “Pedimos aos passageiros que coloquem a bagagem de mão na bagagem de porão ou que tragam apenas uma bagagem de mão. Passageiros apenas com bagagem de mão que fizeram check-in online podem passar direto para o controle de segurança”, detalha o comunicado da empresa.

Schiphol espera que o número de passageiros no período que antecede as férias de verão seja semelhante ao dos feriados de maio, inclusive nos fins de semana, e afirma que fará todos os esforços para manter os tempos de espera o mais curtos quanto possível. 

Plano de ação

Na semana passada, Schiphol apresentou seu Plano de Ação Verão 2022. O plano compreende quatro linhas de ação: recrutamento de pessoal, tornar o trabalho em Schiphol atraente, otimizar o fluxo de passageiros e viabilizar as operações.

“Este plano inclui ações por parte de Schiphol para garantir uma gestão eficaz do elevado volume de viajantes esperado para o verão”, conclui a operadora do aeroporto de Amsterdã.

Informações do Aeroporto Schiphol

Sair da versão mobile