Aeroporto de Araxá (MG) conclui parte das obras e pode receber aviões a jato novamente

Foto ilustrativa

Após seis meses sem poder receber voos de aeronaves a jato, o aeroporto Romeu Zema, em Araxá (MG) voltou a ter tal permissão. A decisão foi informada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que revogou a portaria 7874, de 26 de abril de 2022. A decisão havia sido tomada após o regulador realizar uma fiscalização no aeródromo e encontrar irregularidades que poderiam pôr em risco a operação de certos tipos de aeronaves.

No próprio mês de abril, a Prefeitura do Município informou que iniciaria obras no aeroporto, com o intuito de reaver os voos regulares. Dentre as melhorias necessárias estava o restabelecimento da cerca operacional, manutenção das sinalizações horizontais, reformas na pista e na taxiway, reforma no pátio de aeronaves e poda da vegetação.

Em especial, na pista de pousos e decolagens, havia desagregação excessiva e geração de FOD (objetos externos, como pedaços de asfalto, pedras, entre outros), além de asfalto desgastado e aparecendo camadas inferiores. Isso já foi arrumado, bem como a remoção dos pedriscos que se acumulavam nas laterais da pista.

As obras ainda não estão concluídas, mas a liberação para jatos novamente operarem já é um grande avanço.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias