Aeroporto de Belém adota vacinação contra Covid-19 e outras doenças

Preenchimento das documentações para a vacinação no Aeroporto de Belém – Imagem: Agência Pará

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), instalou na última sexta-feira (03), na área de desembarque do Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro, um espaço de vacinação contra a Covid-19, que funciona simultaneamente com a Central de Testagem RT-PCR, em atividade desde julho deste ano. A ação disponibiliza doses das vacinas Oxford/AstraZeneca, Coronavac/Sinovac e Pfizer, além das vacinas contra Influenza e a Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

A ação passa a funcionar diariamente, das 8 às 18 h, por tempo indeterminado. A decisão de vacinar pessoas no Aeroporto atende a uma estratégia do governo do Estado que visa elevar a cobertura vacinal contra a Covid-19 em todo o Pará.

A abordagem dura de 3 a 5 minutos, e não toma muito tempo do passageiro, que fornece alguns dados, sobretudo onde ficará no Estado. No caso da vacinação, a aplicação será para quem busca a 1ª, 2ª e 3ª dose (reforço), após cinco meses da segunda dose. Para participar é necessário levar CPF e comprovante das doses já realizadas, seja por meio da carteira impressa ou pelo aplicativo “Conecte SUS”.

Assim como vem ocorrendo com o fluxo de testagens, a vacinação é voluntária e os passageiros são abordados por técnicos da Sespa já na sala de desembarque. Na sequência, são atendidos pelos profissionais da Secretaria para o preenchimento de ficha com dados pessoais e realização da vacinação ou da coleta de Swab para o exame contra a Covid-19.

“A expectativa é que tenhamos mais pessoas protegidas e possamos melhorar nossa cobertura vacinal”, reitera o secretário de Estado de Saúde Pública do Pará, Rômulo Rodovalho.

Exemplo em outros aeroportos

O Aeroporto de Salvador (BA), adotou uma mobilização pela vacinação no terminal de desembarque no último sábado até às 18:00 do mesmo dia, em uma ação conjunta das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde com o apoio da Anvisa e a administração do Aeroporto.

E também, como informado anteriormente pelo AEROIN, a Secretária de Saúde do Distrito Federal (SES) está com planos em parceria com o Aeroporto Internacional de Brasília para uma possível instalação de um ponto de vacinação contra a Covid-19 no terminal do aeroporto.

As negociações acontecem entre a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Infraero e Inframerica, concessionária do Aeroporto de Brasília.

Com informações da Agência Pará e Secretaria Municipal da Saúde/Prefeitura de Salvador

https://aeroin.net/governo-do-df-quer-ponto-de-vacinacao-no-aeroporto-de-brasilia/
Arthur Gimenes
Arthur Gimenes
Foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e colaborações na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias

Air India oficializa pedido de mais 100 jatos Airbus, sendo dez...

0
O grupo Tata, proprietário da Air India, oficializou a encomenda de 10 aeronaves de grande porte A350 e 90 jatos de corredor único da família