Aeroporto de Belo Horizonte (Confins) apresenta seu Hub Logístico em evento comercial

Imagem: Real Aviation

As soluções e infraestrutura oferecidas pelo Hub Logístico Multimodal do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foram apresentadas na Feconex – Feira da Conexão, Indústria, Comércio e Serviços de Sete Lagoas, realizada de 17 a 20 de agosto, na Arena do Jacaré. O evento foi promovido em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Sete Lagoas), Associação Comercial e Industrial (ACI) da cidade e outros parceiros.     

“Essa é uma oportunidade ímpar para apresentarmos as soluções completas do Hub Logístico Multimodal e nossa atuação internacional por céu, terra e mar”, ressalta o gestor do Hub Logístico Multimodal da BH Airport, Marcelo Farias.

“O Hub é capaz de agregar ainda mais valor a diversos negócios e setores da indústria, oferecendo as melhores conexões estaduais e interestaduais para o transporte de cargas aéreas, terrestres e marítimas, que ligam diretamente os aeroportos de Guarulhos e Viracopos e, também, o Porto de Santos (SP) — a partir de Terminais como Ecoportos e Santos Brasil – ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte”, esclarece.  

Investimentos no Hub Multimodal   

Durante os seis primeiros meses do ano, foram contratados R$ 33 milhões em parcerias para investimentos na infraestrutura do Hub, com foco no fortalecimento e na consolidação da indústria dentro do sítio aeroportuário, na relação com os diversos modais interligados ao aeroporto, bem como, na ampliação da sua capacidade para receber cargas por céu, terra e mar. 

O objetivo, segundo Marcelo Farias, é fortalecer o papel do aeroporto como centro de recebimento, armazenagem e distribuição de cargas, que oferece soluções através da multimodalidade, e é reconhecido tecnicamente em âmbito nacional e internacional.

“Nesse sentido, a sinergia entre as operações do Aeroporto Industrial e do Terminal de Cargas, a construção de parcerias estratégicas através do Programa de Parceiros Logísticos e de soluções customizadas e inovadoras para os mercados mineiro e brasileiro, fazem toda a diferença” avalia o gestor. “As soluções lançadas nos últimos dois anos para a logística internacional, colocando a infraestrutura do nosso aeroporto à prova, e a sinergia com nossos parceiros estratégicos, são pontos fortes na estratégia de reconhecimento e crescimento do nosso Hub Logístico Multimodal”, acrescenta.    

Ainda segundo o gestor do Hub Logístico Multimodal da BH Airport, o investimento está pautado no crescimento da demanda de cargas, bem como no plano estratégico do aeroporto, de médio e longo prazo, que mostra um caminho de aumento de volume nas cargas aéreas e marítimas, considerando abertura de novas rotas internacionais, com voos de passageiros e cargueiros, além da consolidação das soluções para o modal marítimo, seja no container fechado (full container) ou na carga fracionada marítima (Less Container Load).

“Hoje já recebemos uma média de 40 containers fechados mensalmente no Terminal de Cargas, além de uma quantidade expressiva de cargas fracionadas marítimas, nos posicionando com um dos maiores recebedores desta modalidade”, pontua Marcelo Farias. “Considerando que o market share das cargas aéreas do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é de 52%, precisamos avançar em outros modais como opção para o mercado mineiro e nacional, servindo como uma opção one stop shop”, conclui.  

Informações do BH Airport

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias