Início Aeroportos

Aeroporto de Brasília contabiliza mais de 9 mil itens esquecidos por passageiros durante 2023

Imagem: Inframerica

A concessionária Inframerica informa que os passageiros do Aeroporto Internacional JK, de Brasília (DF), esqueceram no terminal aéreo 9.447 objetos durante o ano de 2023.

A quantidade de itens deixados para trás é 9% maior do que em 2022. De todos esses objetos esquecidos, apenas 22,7% foram reivindicados pelos donos e cerca de 1.200 itens ainda aguardam serem requeridos.

Estão no topo do esquecimento documentos pessoais, cartões bancários, roupas e acessórios femininos, livros, óculos e travesseiros de pescoço. Os locais onde os passageiros mais deixam seus pertences para trás é na área de raio-x.

“Este é o momento em que é necessário colocar os itens dentro da bandeja para passar pelo sistema de inspeção de segurança, e às vezes as pessoas estão distraídas ou com pressa e acabam esquecendo de pegar o objeto. Outro ponto em que os passageiros acabam esquecendo objetos é nas Salas VIP e no acesso ao Embarque Doméstico”, conta Nathalia Campos, coordenadora de Atendimento ao Cliente da Inframerica.

O passageiro que esquecer um objeto no Aeroporto de Brasília tem até 90 dias para reaver o pertence. Para recuperar o item é necessário fornecer informações que atestem a titularidade do objeto, como a descrição, senha, cor, dia e provável horário que foi perdido, entre outros.

A equipe de atendimento ao cliente da Inframerica recolhe e cataloga o item esquecido no terminal com as principais características como data, horário e local onde foi localizado e envia para o setor de Achados e Perdidos.

Imagem: Inframerica

Passado o período de 90 dias, o item pode ser doado para instituições de caridade credenciadas pela Inframerica. Em 2023 foram doados cerca de 2 mil itens. Os documentos pessoais são repassados aos Correios e os cartões de crédito são destruídos após sete dias. Produtos de higiene pessoal e cosméticos também são descartados após este período. Os perecíveis permanecem no setor por 24h e posteriormente são descartados, caso não haja procura desses itens.

Dica para evitar “esquecimentos”

Uma dica dada pela Inframerica para evitar perder objetos durante a viagem é carregar poucas coisas.

“Carregar muitos objetos nas mãos eleva a chance de deixar algo para trás. Também é comum perder documentos na hora de apresentá-los nos balcões de check-in e no portão de embarque. Geralmente o pessoal coloca no bolso da calça e acaba perdendo durante a caminhada até o portão. O ideal é guardá-lo na bolsa ou mochila logo após a apresentação ao funcionário da companhia aérea”, explica Nathália.

Outra dica é não pendurar objetos nas malas, como casacos, almofadas ou brinquedos de crianças. Durante o deslocamento ele pode se soltar e cair no chão. Uma recomendação importante ao passageiro é sempre prestar atenção aos objetos que encontra pelo terminal aéreo, especialmente malas e mochilas que sejam suspeitas.

“Ao encontrar um objeto esquecido pelo terminal aéreo, o ideal é que o passageiro não o manuseie. Basta chamar um funcionário do Aeroporto de Brasília. Nossas equipes são treinadas para lidar com este tipo de situação”, recomenda a coordenadora.

Serviço:

Para recuperar um item perdido no Aeroporto de Brasília, basta entrar em contato com o Achados e Perdidos pelo telefone (61) 3214 6109 ou pelo e-mail achadosperdidos@inframerica.aero.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no horário das 06h às 00h, com intervalos das 12h às 13h e das 19h às 20h.

É importante lembrar que os itens esquecidos dentro das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas. É necessário entrar em contato com a empresa com a qual o passageiro viajou para reaver o item deixado no interior dos aviões.

Sair da versão mobile