Aeroporto de Campinas recebe Jumbo em voo especial e com carga vinda de Base Aérea americana

O aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, tem expectativa de receber nesta segunda-feira um voo especial da companhia aérea National Airlines, que será operado a partir de uma Base Aérea da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

Embora o motivo da operação ou a carga sejam de conhecimento restrito, conforme as fontes consultadas pelo AEROIN, a origem do voo chama a atenção, pois denota que se trata de uma operação para oficial para um governo. Notadamente, a National Airlines possui diversos contratos com o governo dos EUA.

Segundo a programação, que está autorizada, o voo decola da Base Aérea de Dover em 15 de maio (segunda-feira) para aterrissar em Campinas às 11h15 da manhã com número de voo NCR-876. A operação será realizada com uma aeronave Boeing 747-400F, o popular Jumbo.

A Base de Dover

Localizada próximo dos estados de Delaware, Maryland e Virgínia, a Base Aérea de Dover é o lar do maior porto aéreo do Departamento de Defesa e aproximadamente 11.000 aviadores e membros do serviço conjunto, civis e famílias vivem ali.

O local é sede de variados esquadrões de transporte e de outras finalidades. De lá saíram, por exemplo, aviões com suprimentos de guerra para a Ucrânia. Seu pessoal é responsável pelo transporte aéreo global a bordo das aeronaves designadas C-5M Super Galaxy e C-17 Globemaster III. 

Além disso, a 436ª Ala de Transporte Aéreo hospeda parceiros importantes, como a 512ª Ala de Transporte Aéreo da Reserva da Força Aérea, as Operações de Assuntos Mortuários da Força Aérea (AFMAO), o Sistema de Examinadores Médicos das Forças Armadas (AFMES) e o Depósito de Bens Pessoais Conjuntos (JPED), co-responsáveis pelo retorno digno dos militares americanos caídos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias