Início Aeroportos

Aeroporto de Caxias do Sul (RS) apresenta alta no fluxo de passageiros

Aeroporto Regional Hugo Cantergiani – Imagem: Andréia Coppini / Prefeitura de Caxias do Sul

Na sexta-feira (14), a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, divulgou os dados referentes ao balanço trimestral da movimentação de passageiros no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. Entre 1º de julho e 30 de setembro, 60.286 pessoas usaram o terminal.

De acordo com comunicado da Prefeitura, o número representa incremento de 33,75% se comparado ao segundo trimestre do ano passado, quando cerca de 45 mil pessoas passaram pelo espaço. Os principais motivos para o aumento na demanda são a retomada do setor aéreo após a pandemia e o início da operação da Latam no município.

Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, o incremento na movimentação de passageiros está na ordem de 75,9%. Hoje, o terminal caxiense opera voos das empresas Azul, Gol e Latam. As principais rotas têm como origem e destino o estado de São Paulo, com operações para Campinas e Guarulhos. A partir da próxima terça-feira (18/10), a Gol inaugura trecho direto entre Caxias do Sul e a cidade do Rio de Janeiro, por meio do Aeroporto Santos Dumont.

No terceiro trimestre de 2022, a Gol operou 246 pousos e decolagens em Caxias do Sul, culminando no embarque e desembarque de 23.845 passageiros. No mesmo período, a Azul realizou 170 pousos e decolagens no terminal, totalizando 15.799 passageiros.

A Latam, que iniciou operações na cidade no final de julho, empreendeu 126 ações entre pousos e decolagens. A companhia foi responsável pelo transporte de 15.658 passageiros no período. Na comparação com o segundo trimestre, a Gol obteve crescimento de aproximadamente 5%, enquanto a Azul se manteve estável.

O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani também recebe jatos particulares e voos fretados de cargas e de passageiros. No terceiro trimestre de 2022, o terminal recebeu 902 pousos e decolagens, com a movimentação de 1.067 passageiros. Dentre estes, há operações de transporte médico, delegações de atletas e visitas de autoridades. O terminal contabilizou 1.444 pousos e decolagens entre julho e setembro contra 1.122 no trimestre anterior, alta de 28,5%.

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, 3,9 mil passageiros precisaram pousar e decolar em outros terminais nos últimos três meses. O número é 34% menor do que o registrado no segundo trimestre.

Informações da Prefeitura de Caxias do Sul

Leia mais:

Sair da versão mobile