Início Aeroportos

Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, é o sexto mais pontual do mundo em sua categoria

Aeroporto Internacional de Confins – Imagem: ARION

O Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves, na Grande Belo Horizonte, foi reconhecido como o sexto mais pontual do mundo em 2022, na categoria aeroportos de média escala.

O reconhecimento veio através da OTP Performance Awards, um indicador de performance de pontualidade de aeroportos e companhias aéreas publicado pela Cirium, empresa especializada em dados para a aviação.

No ranking mundial, o aeroporto administrado pela BH Airport representa o Brasil com o OTP (On-Time Performance) de 87,93%, seguindo o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, quarto colocado, com o OTP de 88,95%.

O Aeroporto International Chubu Centrair, no Japão, vem mantendo o primeiro lugar na categoria. O aeroporto alcançou o índice de 94,21%. Os também japoneses Sendai Airport, com 91,44% de pontualidade, e Kagoshima Airport, com 89,74%, ficaram com o segundo e terceiro lugar no ranking, respectivamente.

Na contramão dos desafios impostos pelo cenário econômico pós-pandemia, seguimos em evolução, comprometidos em oferecer a melhor experiência aos passageiros, mantendo a eficiência operacional e alta performance em pontualidade”, ressalta o diretor de Operações e Infraestrutura do BH Airport, Herlichy Bastos.

Nos fortalecendo como hub de conexões – um centro de distribuição de voos pronto para encurtar distâncias e aproximar as pessoas, fechamos o ano com a movimentação de cerca de 10 milhões de passageiros e 50 destinos atendidos, entre voos domésticos e internacionais”, reforça. “Para 2023, estamos prevendo uma movimentação anual de 11,3 milhões de pessoas, retornando aos patamares pré-pandemia”, complementa.

Os relatórios da Cirium são projetados com base em informações e análises precisas do desempenho dos aeroportos e companhias aéreas, com o objetivo de garantir a confiabilidade dos dados apresentados no On-Time Performance Report.

Em cada relatório, os resultados dos aeroportos são classificados em quatro categorias: global, grande, média e pequena escala.

Os japoneses lideram o ranking: Haneda Airport foi o vencedor na categoria global, com 90,33%. O Osaka International Airport alcançou 94,06% na categoria grande. Em pequena escala, quem ficou com o primeiro lugar foi o Miyazaki Airport, registrando 93,29% de desempenho.

Informações da BH Airport

Leia mais: