Aeroporto de Confins tem pista ampliada e agora é a quarta maior do país

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), finalmente teve sua ampliação de pista homologada e agora é a quarta maior do país.

A ampliação propriamente dita já estava pronta há alguns poucos anos, mas restava a homologação da ANAC para que os 600 metros a mais de comprimento pudessem ser utilizados. A homologação final ocorreu hoje (25) e agora a pista é a quarta maior do país, ficando atrás apenas da unidade da Embraer de Gavião Peixoto com 4.967 m (que é a 5ª maior do mundo), a do Aeroporto do Galeão com 4.000 m (cabeceiras 10/28) e a do Aeroporto Internacional de Guarulhos com 3.700 m (cabeceiras 09L/27R).

Com o comprimento de 3.600 metros, a pista de Confins agora permitirá operações sem restrições de grandes jatos como o Boeing 747-8 e o Airbus A380. Isto não significa que as aeronaves irão operar lá, dada a demanda baixa por causa da pandemia e também a série histórica do aeroporto, mas dá maior flexibilidade para operações pontuais.

Outra novidade é que agora a cabeceira 34, que foi deslocada até a frente do Centro de Manutenção da GOL com a expansão da pista, conta com o sistema ILS para pouso de precisão, permitindo pousos com visibilidade bem baixa (1.200 m horizontalmente e com 60 m de altura das nuvens).

Veja na carta aeronáutica como fica agora a disposição da pista, com a extensão circulada em vermelho:

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

ATR conquista novo cliente para seus aviões turboélices 42-600 e 72-600

0
Segundo a ATR, suas aeronaves apresentam o menor consumo de combustível e emissões de CO2 entre todos os modelos regionais.