Início Aeroportos

Aeroporto de Congonhas fica sem energia e tem operações suspensas

Imagem: Golf Oscar Romeo

O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, está fechado neste momento devido à falta de energia, que está afetando todas as operações aéreas.

Segundo relatos, a queda de energia começou às 14h40, no horário de Brasília, afetando todo o terminal de passageiros. Alguns passageiros relataram que uma fumaça saiu de um dos dutos de ventilação na sala de embarque remoto, mas isso ainda não foi possível confirmar.

A falta de energia também afetou a Torre de Controle, deixando-a sem rádios e as aeronaves sem comunicação. Com isso, ao menos dois aviões Airbus da LATAM, um Boeing 737 da GOL e um Embraer da Azul ficaram parados na pista de táxi, sem poder se mover. Outras aeronaves estão sendo desviadas para aeroportos próximos como Guarulhos e Campinas.

Às 15h00, a utilização do rádio começou a ser restabelecida, mas sem previsão de retorno das operações. A falta de energia também afeta alguns pontos da Avenida Washington Luís, fora do aeroporto. Você pode acompanhar em imagens ao vivo toda a movimentação do Aeroporto de Congonhas no canal parceiro Golf Oscar Romeo:

Já os voos que estão sendo desviados podem ser acompanhados abaixo pelo RadarBox:

O apagão pode ter sido iniciado após um incêndio na fiação da Rua Tamoios, uma das vias que fazem o perímetro do aeroporto e onde fica a entrada dos hangares da Azul e da LATAM. Moradores gravaram o momento do incêndio e divulgaram nas redes sociais:

Em nota a AENA, que administra o Aeroporto de Congonhas, informou que “a concessionária de energia já foi acionada para a solução do problema. Todas as operações de pouso e decolagem foram suspensas até o reestabelecimento da energia. No terminal de passageiros, os geradores foram imediatamente acionados e a energia já foi normalizada”.

REPORTAGEM EM ATUALIZAÇÃO

Sair da versão mobile