Aeroporto de Cusco, no Peru, é fechado novamente após violentos protestos

Uma nova onda de protestos violentos no Peru levou ao fechamento do principal aeroporto turístico do país, em Cusco.

Foto por Primx28

Localizado numa altitude de 3.399 metros acima do mar, sendo um dos mais altos do mundo e com operação crítica pelas montanhas, cidade e altitude, o Aeroporto de Cusco é o mais próximo de Machu Picchu, a cidade inca encravada na Cordilheira dos Andes.

Por ser a porta de entrada para a cidade e outros pontos turísticos, é considerado o aeroporto mais importante para o setor de turismo, que está cada vez mais afetado pelo distúrbio que assola o país.

Como mostrado anteriormente aqui, desde dezembro os aeroportos peruanos em diversas localidades têm sido fechados por causa dos protestos recorrentes da insatisfação com o governo e a divisão política no país, que chegou no ápice quando o ex-presidente Pedro Castillo foi preso após uma tentativa de autogolpe, quando ele buscou dissolver o congresso peruano, em sua maioria opositor ao seu governo. Sua tentativa foi frustrada e ele foi pego durante uma tentativa de fuga.

Ao todo, cinco aeroportos peruanos chegaram a ficar fechado por um dia ou mais desde a tentativa de autogolpe e agora foi a vez, novamente, de Cusco, que fechou no final do dia 12 e tem todos os voos para o dia 13 cancelados.

As companhias JetSmart Peru, SKY, LATAM e Viva operam regularmente no aeroporto com aeronaves Airbus A319 e A320, com ligações diretas para Lima, Santiago do Chile, Arequipa e Ayacucho.

Como citado, todos voos desta sexta-feira estão cancelados segundo informou o Ministério dos Transportes do Peru, sem detalhar até quando valerá a medida. Muitos turistas têm reclamado que estão presos na cidade, a qual está tomada por vários bloqueios, dificultando até o trânsito interno.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aeroporto de Cruzeiro do Sul (AC) passará a ter voos diurnos...

0
A iniciativa da GOL é um passo significativo na ampliação e modernização do transporte aéreo no estado, atendendo a uma demanda da população.