Início Aeroportos

Aeroporto de Fernando de Noronha não paralisará operações durante nova fase de reforma da pista

Imagem: Azul Linhas Aéreas

Durante a reunião do Conselho de Turismo (Contur), realizada na última quinta-feira (30), no auditório do Projeto Tamar, o Governo de Pernambuco anunciou que o Aeroporto de Fernando de Noronha não interromperá suas atividades durante o período de reforma da pista, prevista para iniciar no início de 2024.

A decisão de não paralisar as operações é uma resposta estratégica às preocupações levantadas pelo trade turístico desde a proibição, em outubro de 2022, do pouso de aviões de grande porte na ilha. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determinou a proibição devido a fissuras e buracos na pista do aeródromo.

Segundo o G1, a gestora de Contratos e Aeródromos da Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Cristiane Melo, tranquilizou os presentes ao informar que 53% dos materiais necessários para a reforma já estão em Noronha, e o canteiro de obras está em fase de instalação.

Em janeiro, iniciaremos a drenagem. O material asfáltico chegará em fevereiro, e começaremos o trabalho pelo eixo central da pista. A previsão é concluir a primeira fase em abril, quando representantes da Anac e das companhias aéreas visitarão Noronha. Em maio, os aviões de grande porte devem retomar suas operações“, detalhou Cristiane Melo.

Ela esclareceu que, durante o período de reforma, o aeroporto reduzirá sua operação em uma hora, operando das 9h às 17h, em comparação ao horário atual de encerramento às 18h. No entanto, Cristiane assegurou que o aeroporto continuará funcionando sem problemas.

O aeroporto não vai fechar. Fizermos uma janela de trabalho, junto com a Anac, fizemos os informes para as companhias áreas e o último voo decola às 17h. Estamos trabalhando em conjunto para que a execução da obra e as operações ocorram da forma mais segura possível”, declarou a gestora, que informou que a previsão é concluir a obra até novembro de 2024.

Leia mais:

Sair da versão mobile