Aeroporto de Foz do Iguaçu (PR) registra maior taxa de embarques e desembarques desde 2017

Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – Imagem: Geraldo Bubniak/AEN

Com exceção das capitais e regiões metropolitanas, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu acumulou a maior taxa de embarques e desembarques da região Sul desde 2017. A medição é realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) desde 2000 e registrou cerca de dez milhões de passageiros durante esse período.

Os dados apontam a importância do Destino Iguaçu como uma referência entre outros destinos nacionais, tanto em voos domésticos como internacionais, no mesmo período, Foz do Iguaçu contou com o terceiro melhor resultado de passageiros estrangeiros do Sul do Brasil. 

Em 2021, foi inaugurada a nova pista de pousos e decolagens, tornando-se a maior de todo o Sul do Brasil. As obras contaram com investimentos da Itaipu Binacional e Governo do Estado do Paraná.

O prefeito Chico Brasileiro relembra que os números passaram a aumentar anualmente a partir do surgimento da Gestão Integrada de Turismo, com o apoio da Prefeitura, que organizou o setor e permitiu investimentos na área para a rede hoteleira e novos atrativos.

Quando inauguramos as novas obras do aeroporto, sentimos que estávamos diante do futuro. Era a ferramenta necessária para conquistarmos números cada vez mais impactantes, com uma cidade se preparando para receber turistas que chegam a lazer ou para eventos. São conquistas que nos incentivam a seguir trabalhando”, disse o prefeito.

Números históricos

Em um panorama ainda mais amplo, Foz do Iguaçu possui o segundo maior registro de embarques e desembarques em municípios do interior do Brasil, ficando atrás de Campinas, no interior de São Paulo. 

No Paraná, apenas o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, ultrapassa Foz do Iguaçu. Para o secretário interino de Turismo e Projetos Estratégicos, Lourenço Kuerten, a promoção de Foz do Iguaçu em eventos nacionais e a divulgação maciça do Destino possibilitaram um salto do número de visitantes.

Conseguimos mostrar a cidade como um local com amplas opções de atrativos, com uma infraestrutura completa para receber eventos de todos os tipos, desde congressos empresariais aos esportivos. Temos o mérito de trabalhar em conjunto por um bem que interessa aos iguaçuenses”, frisou Kuerten.

Novas rotas para Foz

A pandemia da Covid-19 interrompeu o crescimento exponencial de voos em Foz do Iguaçu, que de 2017 a 2019 registraram números de embarques e desembarques superiores a dois milhões de passageiros. 

Após uma queda de 64% em 2020, em 2022 foi constatado um aumento de quase 60% na movimentação do aeroporto – com cerca de 1,5 milhões de passageiros. 

Com a recuperação, novas empresas já iniciaram a oferta de voos diretos com capitais da América do Sul. Foz do Iguaçu já conta com uma linha direta para Santiago (Chile), pela JetSmart; Montevidéu, pela Azul Linhas Áereas, e Assunção, operada pela Aerosul Linhas Aéreas.

Em diversas conversas com representantes do Governo Estadual, ouvimos a intenção de transformar o Aeroporto de Foz do Iguaçu em um polo para todo o Paraná. Dessa forma, empresários seguem procurando maneiras de traçar rotas para cidade e negociações para novos voos seguem em andamento”, destacou o prefeito.

Informações da Prefeitura de Foz do Iguaçu

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

ANAC fará webinário para explicar sobre as atualizações no Portal Único de...

0
Na ocasião, a agência vai destacar a incorporação do formulário completo para reporte de fauna, melhorias na experiência do usuário com um